O segmento de alta renda do Itaú Unibanco, Itaú Personnalité, substituiu seu tradicional logo e trouxe uma nova cara para a identidade visual da marca. O Itaú está ao longo dos anos implementando uma série de melhorias para se aproximar cada vez mais de seus cliente, desde melhorias no atendimento até novos produtos e serviços. E desta vez, a marca chega com uma cara mais moderna e minimalista, contemporaneidade e inteligência.
“Vivemos em um mundo extremamente dinâmico, em que as necessidades dos clientes têm mudado de forma muita intensa e a partir de novos referenciais. Nosso desafio é estar em constante transformação para nos anteciparmos a esse novo contexto. Hoje, o conceito de sofisticação não tem o mesmo significado que tinha há dez ou vinte anos. Por isso, decidimos repensar a forma como nos apresentamos aos clientes para transmitir esse valor de forma ainda mais contemporânea”, explica Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú Unibanco.
Com uma logo mais moderna e minimalista, a marca reflete um novo momento do Itaú Personnalité pautado por lançamentos e inovações em busca de ainda mais proximidade e relevância nos momentos mais importantes da vida de cada cliente, que busca especialização e agilidade. Deste modo trazendo novo premium no horizonte.
Na linguagem visual do Personnalité como um todo, sai os tons em dourado, que remetia a jóias e ao antigo luxo, e entra uma abordagem mais minimalista. Premium hoje é sobre economizar tempo para o que realmente importa. Sai a complexidade, entra a precisão, a inteligência e a vitalidade. Confira:
Antes de chegarmos ao logotipo, é vital detalhar os demais elementos da linguagem, pois o conjunto deles se torna maior do que a soma de suas partes, revelando como esta identidade evoluiu com propriedade.
A marca se libertou da “caixa” e a linha que a dividia se tornou o ponto focal da história da marca. Ela ganha vida e sustenta as peças de comunicação. A linha está presente nos elementos fotográficos e nas ilustrações, por vezes se multiplicando em listras de forma contemporânea. A linguagem, apesar de minimalista, é elástica e consegue assumir diferentes desdobramentos para campanhas.
A tipografia institucional e a iconografia do Itaú foram mantidas para trazer eficiência e reconhecimento para as marcas, mas a tipografia do logotipo Personnalité é única. Abandonar a caixa-alta trouxe mais proximidade e leveza, já a sofisticação vem sem exageros através de um sutil aumento no contraste entre os traços grossos e finos. A linha do horizonte é reforçada no acento da letra ‘é’, com reflexos na construção minimalista do ’t’ e no pingo do ‘i’. Veja:
O projeto da nova marca foi desenvolvido pelo time de design do banco a partir de uma série de pesquisas com clientes de diferentes perfis, estudos e referências de evolução de marca nos territórios nacional e internacional. O conceito foi construído e assinado pela Galeria, e já pode ser vista nas ruas do Brasil e nos canais oficiais do banco.
A nova identidade visual do Itaú Personnalité reflete as evoluções realizadas nos últimos anos na forma como atende os clientes, propondo mais autonomia, autosserviço e consultoria. Esse novo momento traz também o desenvolvimento de novos produtos e serviços, como a criação do Investment Center, as novas modalidades do cartão black e os lançamentos do The One e do Minhas Vantagens. O Itaú Personnalité quer marcar esse momento como uma nova forma de se apresentar, respondendo ao novo mercado de alta renda e, principalmente, ao novo estilo de vida dos clientes.