2022 provou ser, assim como 2021 antes dele, um ano excepcional para o anime, apresentando o retorno de várias séries aclamadas, a estreia de novos animes ainda mais esperados e uma variedade de originais impressionantes de séries limitadas. Com Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, Attack on Titan: The Final Season Part 2, The Orbital Children de Mitsuo Iso, Cyberpunk: Edgerunners de Hiroyuki Imaishi, Chainsaw Man, Mob Psycho 100 III e muitos mais, foi um ano inesquecível para o anime até agora e ainda nem acabou!
Há uma riqueza para escolher e não há tempo suficiente durante o dia para assistir a tudo, e é por isso que reunimos os 5 animes que consideramos revelações de 2022. Nessa lista está apenas as novidades que foram lançadas esse ano. Confira abaixo a lista:
5 – Sasaki e Miyano
Se você precisa de um romance para se sentir bem para afogar seu cérebro em bons sentimentos piegas, imploro que assista Sasaki e Miyano. A história segue Miyano Yoshikazu, um estudante do ensino médio que tem uma paixão por ler mangá. Miyano sente muita vergonha por seus interesses, mas um dia conhece um colega de classe chamado Sasaki Shuumei, que se interessa por Miyano e o apoia em seu amor por mangás BL. À medida que o relacionamento deles se desenvolve, vemos os dois processando e lidando com seus sentimentos e aprendendo a tratar um ao outro com o apoio de amigos amorosos.
O tipo de metanatureza da história o torna o show inicial perfeito para qualquer um que seja novo no gênero de amor dos meninos. Muitas das interações amorosas no show envolvem Miyano falando para Sasaki sobre a série de amor de seus meninos favoritos enquanto ele explica vários tropos e arquétipos comuns ao gênero – alguns dos quais os próprios personagens incorporam. Embora a história certamente apresente reflexões pungentes sobre o que significa amar alguém, Sasaki e Miyano são simplesmente divertidos de assistir. Enquanto Sasaki possui um comportamento um tanto sombrio, Miyano borbulha e transborda de amor por seus interesses e parece encerrar toda a série sob sua luz. É a resposta perfeita para quem procura uma ótima história de romance, e um dos meus programas favoritos do ano. Confira o trailer:
4 – Lookism
Lookism é baseada no webtoon homônimo, escrito e ilustrado por Park Tae-joon. A trama original foi lançada na internet em novembro de 2014. Sucesso na Netflix, a animação sul-coreana Lookism já figura no Top 10 da plataforma. Por fazer uma interessante reflexão sobre o verdadeiro papel da beleza na vida social, o anime conquistou fãs no mundo todo.
O anime acompanha o jovem Park Hyung Suk que passou todos os 17 anos de sua vida na base da cadeia alimentar. Baixo, acima do peso e pouco atraente, ele está acostumado a ser intimidado por seus colegas de classe e constantemente discriminado por sua aparência. Em uma tentativa de escapar de seu maior valentão, Lee Tae Sung, ele decide se transferir para a Jae Won High School de Seul, uma escola preparatória vocacional conhecida por seu sistema de educação liberal e alunos despreocupados.
Dias antes de sua transferência, Hyung Suk acorda e descobre que não está mais em seu corpo gordinho de sempre, mas sim em um corpo “perfeito”! Alto, bonito e lindamente tonificado, Hyung Suk se tornou a versão ideal de si mesmo. O único problema é que seu corpo original ainda está ao lado dele – e quando um corpo adormece, ele desperta no outro. Confira trailer:
3 – Cyberpunk: Edgerunners
Cyberpunk: Edgerunners garantiu seu lugar como um dos principais animes originais de 2022. Produzida pela CD Projekt Red e Studio Trigger e dirigida por Hiroyuki Imaishi, a série conta uma história solitária ambientada no universo de Cyberpunk 2077 e no TTRPG original de Mike Pondsmith. Ele segue um jovem garoto de rua chamado David Martinez e sua ascensão de um novato mercenário novato a um verdadeiro edgerunner à beira de se tornar uma lenda.
Com ação empolgante, personagens memoráveis, retornos de chamada inteligentes para Cyberpunk 2077, uma trilha sonora fantástica e um enredo rico que expande a promessa de Night City de uma forma que Cyberpunk 2077 nunca fez, Cyberpunk: Edgerunners não é apenas um dos melhores anime do ano; pode ser apenas um dos melhores animes que Trigger já produziu. Confira trailer:
2 – Spy x Family
Agora chegando ao fim de sua série de 25 episódios, Spy x Family garantiu seu lugar como um dos melhores animes de 2022. O show segue Loid Forger, um espião encarregado de uma operação ultrassecreta para parar o líder do National Partido da Unidade prejudique as relações de paz entre dois países vizinhos. Seu plano é se aproximar do líder político, conhecendo-o por meio de um evento realizado em uma escola de ensino fundamental da super-elite. Só há um problema: Loid é solteiro.
Entra sua filha adotiva, Anya, e sua nova esposa, Yor. Embora os dois não saibam da verdadeira identidade de Loid, eles têm seus próprios segredos. Anya é uma telepata que pode ler mentes e Yor é uma assassina. A história da família começa com eles vivendo sob o mesmo teto, todos tentando manter a fachada de família enquanto lidam com seus respectivos segredos.
Anya forma o núcleo emocional e cômico do show. A seriedade da criança baixinha de cabelo rosa reúne o show em uma série de momentos encantadores do personagem. Ao saber que Yor literalmente assassinou pessoas para viver, Anya reage com olhos brilhantes: “Estou tão animada!” Apesar desses momentos mais idiotas, você tem a sensação de que Anya é apenas uma garota que quer ser amada. É engraçado, é doce e o show forneceu um bálsamo muito necessário para os problemas do mundo. Confira trailer:
1 – Chainsaw Man
Com material de origem tão forte quanto o mangá de sucesso de Tatsuki Fujimoto, o último lançamento do estúdio MAPPA com certeza causaria um grande e sangrento respingo nesta temporada. Chainsaw Man segue Denji, um órfão que vive em constante pobreza e com medo de morrer. Um dia, ele faz um acordo com seu animal de estimação Pochita, um “Demônio da Serra Elétrica”, que permite que ele se transforme em um ser demoníaco com motosserras saindo de suas mãos e consiga um emprego bem pago em um escritório do governo como Caçador de Demônios. Embora a série já tenha conquistado fãs dedicados, restava a questão de como essa bagunça sangrenta e pegajosa de uma série de ação se traduziria em animação.
Até agora, a série animada assumiu um tom mais tranquilo. Há ação, com certeza, e as motosserras de Denji ronronam e rugem enquanto rasgam os corpos de seus inimigos. Mas o que se destaca na série até agora é a maneira como os animadores se concentraram no dia-a-dia dos personagens. Seja o Aki de rabo de cavalo pontudo lavando roupas e fumando um cigarro em uma manhã tranquila ou Denji abraçando seu adorável cão motosserra Pochita à noite, estamos começando a ver um lado mais sombrio do mundo de Fujimoto. Confira o trailer: