O Yahoo está assumindo uma participação de quase 25% na rede de publicidade Taboola. Em troca dessa mudança, a Taboola está se tornando parceira de publicidade nativa do Yahoo por meio de um acordo comercial de 30 anos.
Se você não conhece o Taboola, pode ter visto seus widgets de recomendação de conteúdo em sites de notícias populares, como USA Today, Insider e The Weather Channel. Eles apresentam principalmente links patrocinados que levam a sites de terceiros. Esses links aparecem em widgets de recomendação no final de artigos de notícias ou no meio de um feed de notícias de conteúdo.
Yahoo é um nome que você já deve conhecer muito bem. Agora é uma empresa privada de propriedade da empresa de investimentos Apollo Global Management. Possui muitas propriedades de mídia populares, como Yahoo Finance, Yahoo Sports, Yahoo News, AOL e Engadget. A página inicial do Yahoo e o Yahoo Mail também são produtos importantes para a empresa, pois atraem grandes audiências. O Yahoo também é a empresa controladora do TechCrunch.
Esta não é a primeira vez que a Taboola assina uma parceria estratégica que cobre algumas dessas propriedades. Em 2015, a Verizon adquiriu a AOL. No ano seguinte, a Taboola e a AOL assinaram uma parceria estratégica que levou à integração dos anúncios da Taboola nas propriedades da AOL. Pouco depois, a Verizon também adquiriu o Yahoo e fundiu a AOL com o Yahoo.
E agora, a segunda encarnação do Yahoo, que inclui as atividades da AOL e opera separadamente da Verizon, está dobrando a aposta na publicidade digital. Com este novo acordo, a Taboola se torna a parceira exclusiva para publicidade nativa em todas as propriedades digitais do Yahoo.
Isso significa que em breve você percorrerá os artigos de notícias no Yahoo Finance e verá um item que se parece com um artigo normal. Mas será uma unidade de publicidade movida a Taboola. Ou pelo menos, essa é a ideia. Os anunciantes poderão comprar Taboola através do Yahoo DSP.
“A parceria com a Taboola permite que o Yahoo aprimore ainda mais as ofertas contextuais e nativas em nossa pilha de publicidade unificada. A parceria também permite que Yahoo e Taboola continuem a se diferenciar no mercado, melhorando as experiências de usuários, anunciantes e editores em todas as propriedades, enquanto se beneficiam dos ventos favoráveis de longo prazo na publicidade nativa digital”, disse o CEO do Yahoo, Jim Lanzone, em comunicado.
Como o Yahoo atualmente atinge quase 900 milhões de usuários ativos mensais, isso representa um acordo significativo para a Taboola. No momento, a Taboola tem parceria com 9.000 editores e atinge 500 milhões de usuários todos os dias.
Este acordo não é apenas uma maneira de exibir anúncios Taboola na frente de mais olhos. Como as empresas de tecnologia e os reguladores estão reprimindo os métodos de segmentação invasivos da privacidade, as empresas adtech como a Taboola precisam encontrar novas maneiras de segmentar o público de maneira eficaz.
“Nossa colaboração com o Yahoo dará aos anunciantes acesso ao que acredito ser o mais sofisticado conjunto de dados contextuais online. Juntos, vamos construir uma ‘Potência Contextual’, permitindo que os anunciantes atinjam públicos relevantes sem depender de cookies de terceiros e mantendo total privacidade do usuário”, escreveu o fundador e CEO da Taboola, Adam Singolda, em uma postagem no blog.
A Taboola abriu o capital no ano passado ao se fundir com uma empresa de aquisição de propósito específico, também conhecida como SPAC. As ações da Taboola estão atualmente em alta de 70% nas negociações de pré-mercado em comparação com o preço de fechamento de ontem – mas as ações da Taboola têm caído continuamente nos últimos 12 meses. As ações devem abrir em torno de $ 3,14.
Como parte do acordo, o Yahoo se tornará o maior acionista da Taboola, com uma participação de 24,99% na empresa de rede de publicidade. O Yahoo também terá um assento no conselho de administração da Taboola. Ambas as empresas esperam gerar US$ 1 bilhão em receita anual com essa parceria recém-formada, se as integrações forem bem-sucedidas.