Ah, o Ibope. O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística é sinônimo de audiência em nosso país. E se esse método não chega a ser considerado falho, ele já é bem antiguinho. Hoje em dia há inúmeras contestações das pesquisas e das métricas apresentadas pelo Instituto, portanto, uma concorrência numa área onde desde que a TV existe no nosso país não temos mais ninguém atuando pode trazer vários benefícios para a mensuração e inovação na área de audiência no nosso país. É o que pode estar prestes a ocorrer com a GFK.
A GFK é um dos maiores grupos de pesquisa do mundo, atuando em mais de cem países. A intenção da empresa no país é mensurar a audiência em 16 dos maiores mercados do Brasil e oferecer uma base de amostragem 35% maior que a do Ibope. Segundo o AdNews e a coluna Outro Canal, escrita pela jornalista Keila Jimenez, a empresa estaria entrando em acordo com as principais emissoras do país já nos próximos dias.
Se tem uma coisa que faz a internet um lugar interessante é o trabalho que ferramentas como o Google Analytics conseguem fazer: tornar cada pedacinho da web completamente mensurável. Portanto, um blog que recebe cerca de mil visitantes em um mês sabe exatamente qual seu público e o que fazer para agradá-lo com uma margem de erro bem menor que a dos veículos offline. Sem contar que, até mesmo pro anunciante, o online é mais confiável, porque existem vários métodos de comprovação.
Talvez não seja o melhor momento para uma empresa chegar botando banca por aqui nesta área, até mesmo porque a TV no nosso país tá bem antiquada e perdendo cada vez mais sua audiência para a internet, mas só da possibilidade de não ver mais a Transcontinental FM dominando a audiência de todos os públicos da capital paulista já será um alívio.