Após a aquisição da desenvolvedora de Destiny Bungie no início deste ano, a PlayStation adquiriu mais um grande estúdio focado em mobile. A Sony Interactive Entertainment anunciou hoje planos para comprar a Savage Game Studios, um estúdio mobile baseado na Finlândia e na Alemanha, que está atualmente trabalhando em um jogo AAA com serviço ao vivo para celular. Se este jogo será ou não uma franquia do PlayStation ou um novo IP ainda não se sabe.
A Sony não divulgou o preço de venda devido a “compromissos contratuais”, mas a empresa disse que comprar Savage é parte do esforço da empresa de expandir o PlayStation para “plataformas adicionais”. Isso também segue a busca da PlayStation pelo mercado de PCs, que espera ser muito lucrativo – por exemplo, a Sony espera faturar US $ 300 milhões com jogos para PC apenas este ano.
“A PlayStation Studios deve continuar a expandir e diversificar nossa oferta além do console, trazendo novos jogos incríveis para mais pessoas do que nunca”, disse o chefe da PlayStation Studios, Hermen Hulst. “Adquirir a talentosa equipe da Savage Game Studios é outro passo estratégico em direção a esse objetivo. Estou muito empolgado com o que Savage está trabalhando e tenho certeza de que eles oferecerão uma experiência de alta qualidade. Nossa mudança para dispositivos móveis, como nossa expansão para PC e jogos de serviço ao vivo, fortalece nossas capacidades e nossa comunidade e complementa o propósito do PlayStation Studios de fazer os melhores jogos que pudermos.”
Savage será incorporado à recém-criada divisão PlayStation Studios Mobile da Sony, que lida com jogos para celular e é separada de sua equipe de console.
O anúncio da Sony também enfatizou que sua equipe PlayStation está tentando encontrar os jogadores onde quer que estejam e dar a eles o que quiserem. Pode ser um jogo para mobile, um título para PC ou um projeto de serviço ao vivo. A Sony também enfatizou que continuará a fazer “jogos de console AAA para um jogador sem paralelos e baseados em narrativas”. Em essência, a Sony está tentando fazer tudo.
“Como garantimos a vocês antes com nossos planos de trazer títulos selecionados para o PC, nossos esforços além do console não diminuem de forma alguma nosso compromisso com a comunidade PlayStation, nem nossa paixão em continuar criando experiências incríveis para um jogador e narrativas”, disse Hulst. .
2022 foi um ano cheio de fusões e aquisições, e muitas delas foram focadas em estúdios móveis porque o celular é maior que o console e o PC. 2022 começou com a empresa de GTA Take-Two adquirindo o estúdio FarmVille Zynga por US$ 12,7 bilhões, que foi de longe a maior aquisição na história dos jogos até que a Microsoft, apenas um mês depois, anunciou que estava comprando a Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões.