No último sábado (30/07) morreu nos Estados Unidos aos 89 anos de causas naturais a atriz Nichelle Nichols, que interpretou a Tenente Nyota Uhura no famoso e icônico seriado Star Trek exibido em 1966. Mas o legado deixado pela atriz e sua história de vida serão lembrados para sempre.
Nichelle ao lado do ator William Shatner (Capitão James T. Kirk) protagonizou na série o primeiro beijo inter-racial da televisão norte-americana, em 1968 no episódio Plato’s Stepchildren, numa época em que atores negros e que faziam parte de minorias não tinham destaque nas produções. Aliás esse é um dos grandes legados da série Star Trek, que escalou e lançou para papéis de destaque atores até então que não eram “vistos”.
Apesar do destaque em Star Trek Nichelle Nichols já havia planejado deixar o projeto após apenas uma temporada para seguir carreira na Broadway, porém Martin Luther King Jr, que na época era o líder dos direitos civis nos Estados Unidos, conseguiu convencer a atriz a continuar na série justamente pela representatividade em uma época que os negros lutavam pela igualdade social na sociedade americana.
Nichelle também fez várias críticas à Agência Espacial Americana (NASA), por não escolher mulheres qualificadas e outras minorias como astronautas. Os líderes da NASA na época eram grandes fãs de Star Trek e ouviram as críticas feitas por Nichelle e contrataram a atriz em 1970 para ajudar na campanha de incentivo ao ingresso de jovens negros na agência.
Além de seu papel em Star Trek, Nichelle Nichols fez várias outras participações em produções como ‘Doctor, You Got to be Kidding!’ (1967) e ‘Truck Turner’ (1974), além de aparecer em forma de animação nas séries Futurama no episódio ‘Anthology of Interest I’ e Os Simpsons no episódio ‘Simple Simpson’.
Em 1994 a atriz lançou sua biografia ‘Além de Uhura: Star Trek e Outras Memórias’, onde descreveu detalhes de sua vida e carreira. Você pode achar o livro na Amazon.
Você pode conferir Nichelle Nichols e sua Tenente Uhura nas temporadas de Star Trek que estão disponíveis na Netflix.