O que há muito tempo era esperado pelo público agora já tem data certa para começar a acontecer. A Disney anunciou para o dia 8 de julho a chegada de cinco filmes do Homem-Aranha ao catálogo do Disney+.
Os títulos que chegam no próximo mês são Homem-Aranha (2002) e Homem-Aranha 2 (2004) com Tobey Maguire, O Espetacular Homem-Aranha 1 (2012) e O Espetacular Homem-Aranha 2 (2014) com Andrew Garfield e Homem-Aranha De Volta ao Lar (2017), da trilogia mais recente estrelada por Tom Holland.
Peter Parker/Homem-Aranha é um dos principais personagens da Marvel e um dos mais reconhecidos mundialmente, ao lado do Batman e do Superman, e por ter entrado oficialmente no MCU a inclusão de seus filmes recentes e antigos no streaming da Disney era questão de tempo, e eis que a Disney entrou em um acordo com a Sony que permitiu a chegada do amigão da vizinhança ao Disney+.
No início de junho já havia sido noticiado que no Disney+ de alguns países ao redor do mundo já era certa a presença do Aranha para este mês, e faltava somente a confirmação dos lançamentos do filme também na América Latina. O que aconteceu hoje (23/06).
Porque os filmes do Homem-Aranha já não estavam no Disney+?
No final dos anos 90 a Marvel passava por uma grande crise que quase levou a editora à falência, e para evitar esse fim ela vendeu os direitos de seus principais personagens para os grandes estúdios de cinema, como Quarteto Fantástico e X-Men para a Fox e o Homem-Aranha para Sony.
E desde então a Sony é a detentora dos direitos dos filmes do aranha e foi a responsável pelo início da febre dos filmes de super-heróis no cinema quando lançou o primeiro filme com Tobey Maguire em 2002, seguindo os passos da Fox que dois anos antes havia lançado o primeiro filme da franquia X-Men.
Antes do lançamento de Capitão América – Guerra Civil, Disney e Sony entraram num novo acordo para que o personagem pudesse fazer parte do MCU, o que continua até hoje.
A Disney pode recuperar os direitos do Aranha?
Bom, o Homem-Aranha gera dinheiro, seu último filme lançado em dezembro de 2021 acumula quase $2 bilhões de dólares em bilheteria, e essa é uma grana que a Sony não pensa em abrir mão nem tão cedo.
Uma cláusula no contrato de 1998 entre Marvel e Sony deixa claro que caso a Sony não produza nada referente ao personagem a cada cinco anos, os direitos voltam automaticamente para a Marvel. É por isso que vemos tantos spin-offs produzidos pela Sony como Venom, Morbius, Kraven O Caçador, Madame Web, entre outros projetos.
A Disney pode até comprar os direitos de volta se quiser, mas o preço que a Sony pediria tendo em vista o sucesso do personagem talvez não valesse a pena para a casa do Mickey atualmente.
Então não se esqueça, 8 de julho tem Homem-Aranha no Disney+.