Durante o 37º Festival Internacional de Filmes de Guadalajara (México) a HBO Max da América Latina anunciou a produção do filme original animado Batman Azteca: Choque de Impérios, que será inteiramente produzido no México e irá nos apresentar essa nova versão do homem morcego.
O projeto é fruto de uma parceria inédita entre Warner Bros. Animation, e as produtoras Anima e Chatrone.
A animação, que será em espanhol, coloca o Batman no cenário de um México Azteca e leva os espectadores a mergulhar na enigmática cultura da Mesoamerica.
No filme, durante a era do Império Azteca o jovem Yohualli Coatl vive uma tragédia quando o seu pai e líder do vilarejo, Toltecatzin, é assassinado por conquistadores espanhóis. Yohualli consegue escapar para Tenochtilan para alertar ao rei Moctezuma e seu sumo sacerdote Yoka sobre o perigo iminente que estão correndo.
Usando o templo do deus morcego Tzinaca, como uma caverna, o jovem azteca treina com seu mentor e assistente Acatzin desenvolvendo equipamentos e artilharia para poder confrontar a invasão espanhola, proteger o templo de Moctezuma e também vingar a morte de seu pai.
Batman Azteca será dirigido por Juan Meza-Léon (Arlequina) e terá José C. Garcia de Letona, Aaron D. Berger, Carina Schulze e Fernando de Fuentes como produtores.
Para garantir que a representação indígena seja tratada de maneira apropriada e relevante, o consultor especializado em estudos da Mesoamerica e também das histórias do México e da região Andina, atuará junto com a equipe criativa do filme.
A animação ainda não tem data definida para chegar à HBO Max e faz parte da iniciativa do streaming em valorizar a criação de conteúdo local, cujo os planos são de produzir entre 50 e 70 originais na região (incluindo o Brasil) até 2023.