Alguém achou que era hora de tentar inovar com o relógio que marca o tempo dos jogos de futebol dos canais SporTV e Premiere, substituindo-o por uma linha do tempo vertical, que vai sendo preenchida ao longo do tempo. Mas o que era para ser um atrativo ao público, acabou sendo mal recebido e virando piada nas redes sociais.
Como funciona a nova linha do tempo?
Quando o jogo começa, a emissora coloca o placar do jogo no canto superior esquerdo. Logo abaixo, na lateral esquerda, aparece uma barra vertical que funciona como uma barra de progresso de vídeos na Internet, por exemplo. Esta, talvez, tenha sido a maior inspiração da novidade.
Além de mostrar o tempo, a linha chega a ser utilizada de outras formas, como para mostrar cartões e outros pontos relevantes do jogo. Ainda assim, as novidades e informações extras não foram o suficiente para seduzir o telespectador mais tradicional. Que parecia ser a maioria nas menções do Twitter.
Nas respostas das publicações do canal SporTV no Twitter, a imensa maioria eram comentários pedindo a volta do cronômetro tradicional.
Assim que os primeiros jogos foram veiculados, diversos internautas correram para o Twitter para fazer comentários a respeito da mudança. Entre as críticas, muitas pessoas acharam a nova linha do tempo confusa, poluída e desnecessária. Outras pessoas, inclusive mencionaram a dificuldade de acessibilidade de elementos tão pequenos na tela.
E o narrador falando q a linha do tempo do sportv "é uma tendência". Nunca vi isso em lugar nenhum. Os caras inventam uma bizarrice e justificam dizendo q ta na moda.
— Leo Morato (@oleomorato) April 8, 2022
Outras pessoas preferiram dar dicas de como a ideia poderia ser reaproveitada em outro contexto, trazendo pontos relevantes da partida e aparecendo de tempos em tempos, por exemplo.
pior que a IDEIA nem parece tão ruim. uma timeline pra mostrar os eventos do jogo, aparecendo a cada 10min +-
— Identikit (@theidentikit) April 8, 2022
mas dava pra fazer isso MANTENDO o placar lá em cima e fazendo a timeline horizontal né!!!
Houve ainda quem relembrou que a ideia não era exatamente nova e já havia sido utilizada há muito tempo na itália.
Até o momento o canal não se pronunciou sobre o assunto. Mas a mensagem claramente já deve ter sido ouvida pela equipe envolvida pela mudança. O que resta é saber se vão bancar para ver se o público acostuma, ou se vão realizar novas mudanças. Diante de tudo o que vi nas redes sociais, eu apostaria que a última opção é a mais provável.