Em uma das ações mais insanamente sensacionais que eu já vi nos últimos anos, o Burger King está propondo uma trégua a seu principal concorrente, McDonald’s para criarem juntos um lanche épico, misturando seus protagonistas Big Mac e Whopper para a criação do McWhopper.
A ideia parte do Dia Mundial da Paz, que acontece no próximo dia 21 de setembro. De acordo com a proposta, neste dia as duas redes de Fast Food montariam uma loja específica em Atlanta, nos EUA, para vender o McWhopper, promover a paz mundial e, obviamente, entrarem pra história da publicidade.
Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Nq4aoX0-GnU
No site McWhopper.com o Burger King revela toda a sua ideia e ainda coloca uma carta aberta ao McDonald’s propondo a ação em parceria:
“Bom dia, McDonald’s,
Viemos em paz. Na verdade, estamos aqui em prol da paz. Sabemos que temos algumas diferenças, mas por que não deixarmos a guerra dos hambúrgueres de lado por um dia ? […]
Menos competição, mais hambúrguer.
Falamos em breve.”
[Atualização – 26/08 às 11h10]
O McDonald’s aparentemente não gostou muito da ideia, obviamente. E emitiu a seguinte nota por meio de sua página oficial no Facebook:
“Caro Burger King,
É uma inspiração por uma boa causa… uma boa ideia.
Nós adoramos a intenção, mas achamos que duas marcas podem pensar em algo maior para fazer a diferença.
Nós nos comprometemos a conscientizar o mundo sobre a causa. O que acha de se juntar a nós nesse importante esforço global?
E, todos os dias, vamos reconhecer que entre nós existe uma simples e amigável competição empresarial, mas certamente não nas circunstâncias inigualáveis de dor e sofrimento da guerra.
Ficaremos em contato.
-Steve, CEO do McDonald’s
P.S.: Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente.”
Eu fico realmente triste em saber que o McDonald’s não aceitou se juntar ao BK, no entanto é compreensível, afinal, nos EUA, o market share do McDonald’s é mais que o dobro do Burger King.
No entanto, o pessoal do BK foi bem inteligente ao relacionar a campanha com o Dia Mundial da Paz. Isso fez com que muitos consumidores adotassem a proposta, a ponto de julgarem recusa do McDonald’s como um gesto contra o incentivo da data.
Pra ver isso, basta analisar os comentários furiosos no post:
Não há dúvidas que, com essa história toda, quem saiu fortalecido foi o Burger King. Resta saber como o McDonald’s vai virar o jogo. Que eles são capazes de fazer isso, eu não tenho dúvidas.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube: