Na tarde desta quinta-feira (17) uma usuária do Twitter realizou uma publicação destacando o preparo de um motorista de app para promover conforto para seus passageiros. O Tweet destaca que “motorista não cancelou a corrida”.
A situação aconteceu na cidade de Petrolinas, Pernambuco, e o carro do motorista Matias Lima apresenta uma série de comodidades para os passageiros. O carro conta com espelho, tablet com Spotify Premium para o passageiro escolher o que ouvir, Wi-Fi, diversas entradas de carregadores, espelho, álcool em gel, balas, lixo, câmeras internas e externas, e é bem possível que hajam ainda mais coisas.
Vale o destaque para um espaço de “Anuncie Aqui”, com uma mensagem bem-humorada dizendo que “Quem não é visto não é lembrado”, e que nada dessas comodidades são oferecidas pelas companhias que trabalham com motoristas de aplicativo, como Uber ou 99, pelo contrário.
O destaque de Isadora para o motorista não ter cancelado a corrida mostra como já está evidente o descaso dos aplicativos com seus motoristas, onde na maior parte das vezes, os trabalhadores se encontram tendo que escolher quais corridas podem fazer para não acabar no prejuízo, considerando preço de gasolina e manutenção do veículo. E obviamente esse comportamento reflete na experiência do consumidor com os aplicativos.
Algumas dessas comodidades oferecidas por Matias aumentariam muito o conforto dos passageiros se fossem oferecidas pelas próprias empresas para seus motoristas, como o exemplo das câmeras, para promover a segurança, e os carregadores, afinal os passageiros costumam solicitar as próprias corridas por seus próprios celulares.
Muito já se tem conversado a respeito de como as empresas de transporte tratam seus motoristas e recentemente a Prefeitura de Araraquara gerida pelo prefeito Edinho Silva (PT), adotou um aplicativo de transporte próprio, o Bibi Mob, que é gerenciado por uma cooperativa dos próprios motoristas. Com essa novidade, 95% do que o usuário paga ao condutor é repassado para os motoristas, diferente de aplicativos como Uber e 99, que costumam repassar cerca de 60%.
Em 2021, a 99 começou a implementar um projeto onde o valor integral das corridas é repassado para os motoristas, mas a iniciativa acontece apenas em um dia da semana e há um limite de corridas para obter esse repasse.
Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro conversaram um pouco sobre essa temática de como os aplicativos funcionam no episódio “Uberização da Influência” do Break Publicitário, você pode ouvir completo clicando aqui.