Mais
    InícioNegóciosItaú apresenta perspectivas econômicas para 2022

    Itaú apresenta perspectivas econômicas para 2022

    A empresa apresentou diversos gráficos com análises sobre Covid-19, PMIs, alta de juros, IDAT, taxa Selic e outros

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • Apresentação da pesquisa de Análise do Comportamento de Consumo do 4º trimestre de 2021 e do ano de 2020 pelo Itaú, com dados apresentados por Júlia Gottlieb e Moisés Nascimento.
    • Perspectivas econômicas de fevereiro, com destaque para a continuidade da atividade global forte após o surto da ômicron.
    • Previsão de intensificação do ciclo de alta de juros no mundo devido à inflação persistente, com exceção do Japão, e aumento da vacinação contra a Covid-19 contribuindo para uma realidade mais positiva no futuro.

    Hoje, 16 de fevereiro, o Itaú apresentou sua pesquisa de Análise do Comportamento de Consumo do 4º trimestre de 2021 e do ano de 2020. Os responsáveis pela apresentação dos dados foram Júlia Gottlieb, economista, e Moisés Nascimento, diretor de estratégia e engenharia de dados. Vale lembrar que o material não apresenta correlação com os resultados financeiros do Itaú Unibanco.

    Julia Gottlieb iniciou a apresentação com as perspectivas econômicas de fevereiro deste ano e mostrou que, com o surto da ômicron passando, a atividade global continua forte. Abaixo você consegue visualizar os dados coletados pelo coletivo interno do Itaú sobre novos casos e óbitos de Covid-19 no mundo e PMIs (sigla para índice de gerentes de compras em inglês) globais.

    Créditos: Itaú/Rede.

    De acordo com o Investir Hoje, o índice de gerentes de compras é um índice que é baseado em entrevistas com os gerentes de compras das empresas que atuam em determinadas áreas, com o objetivo de prever a atividade econômica e ser capaz de compreender antecipadamente os períodos de expansão ou de contração da atividade econômica.

    O relatório aponta que, com inflação disseminada e persistente, é previsível que ocorra a intensificação do ciclo de alta de juros no mundo inteiro. O Japão é o único país que vai contra essa alta de juros.

    Crédito: Itaú/Rede.

    Segundo relatório, nesse momento mais de 80% da população já se encontra vacinada com as duas doses da vacina e, conforme aumente a quantidade de pessoas com vacinação completa, a tendência é que a realidade seja mais positiva daqui para frente quando referente à Covid-19.

    Crédito: Itaú/Rede.

    No gráfico abaixo, o Itaú compara seu indicador que acompanha a atividade econômica do Brasil diariamente (IDAT) com o isolamento social e prevê um crescimento de -0,5% em 2022.

    O estudo aponta também que os indicadores de confiança (empresário x consumidor) apresenta queda generalizada.

    Crédito: Itaú/Rede.

    O Índice Nacional de Preços do Consumidor (IPCA) tem apresentado um crescimento, mas o relatório prevê diminuição à frente, explicando que o recuo deve ser lento.

    Crédito: Itaú/Rede.

    Para terminar sua parte da apresentação, Julia mostra que taxa Selic irá bastante acima do neutro, prevendo estagnação em 12,50% durante este ano. Além disso, há também projeções para o cenário brasileiro em 2022 referente a atividade econômica, inflação, política monetária, contas públicas e setor externo.

    Crédito: Itaú/Rede.
    Crédito: Itaú/Rede.

    Caso seja de seu interesse, você também pode ler nossa postagem sobre como o consumidor se encontrava no quarto trimestre de 2021, de acordo com análise de dados de compras realizadas com cartões do Itaú Unibanco e das vendas realizadas por clientes da Rede, empresa de meios de pagamentos do banco.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    Marcas extrapolam universo dos hidratantes labiais com promessa de cuidado para toda a boca

    Neste ano plataforma aposta em abordagem dupla, elogiando ou zoando do gosto musical dos usuários

    Marca traz sabor Queijo Nacho e aposta em nova opção de consumo

    🔥 Em alta agora:

    Jaguar apresenta novo logo e nova identidade visual colorida

    "Sem medo. Exuberante. Atraente". É assim que a marca Jaguar define seu rebranding no material em que comunica um novo logo acompanhado de uma...

    🔥 Em alta agora:

    Jaguar apresenta novo logo e nova identidade visual colorida

    "Sem medo. Exuberante. Atraente". É assim que a marca Jaguar define seu rebranding no material em que comunica um novo logo acompanhado de uma...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,442FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade