Após se envolver em inúmeras polêmicas por não se posicionar perante aos comentários ruins e fake news que se espalham pela rede social, agora o Twitter está finalmente investindo em funções para frear esse comportamento com dois novos recursos.
O primeiro recurso é a função “dislike”, que na verdade se chama “downvoting” (traduzido para voto irrelevante), e aparece nas respostas de um tweet para ajudar a classificar comentários que fogem da pauta do Tweet principal. Os votos são privados, nem mesmo o autor da resposta “não curtida” fica sabendo quem ou quantas pessoas votaram.
De acordo com o Twitter, as pessoas que tocavam no “voto irrelevante” durante o período de testes o fizeram por perceberem o conteúdo como ofensivo, irrelevante ou ambos. E elas disseram que notaram melhoras na qualidade das conversas após a inclusão do recurso que, agora, está sendo expandido para o mundo inteiro.
Outro recurso disponibilizado pela plataforma e que também está chegando ao Brasil depois de testes mundo afora é o alerta de conteúdo ofensivo.
Segundo o Twitter a nova função chega para dar aos usuários uma oportunidade de repensar uma resposta, “no calor do momento, você pode dizer coisas das quais se arrependerá depois”, diz.
Essa segunda novidade surgiu após uma pesquisa onde descobriram que mais de 30% dos usuários alteraram ou excluíram suas respostas depois de serem solicitados.