Depois do sucesso que “O Jardim das Maravilhas de Miró” fez em São Paulo, agora a exposição interativa chega no Rio Design Barra, no Rio de Janeiro, para os cariocas também verem de perto obras inéditas de Joan Miró e aproveitar as experiências imersivas que a mostra oferece.
Em “O Jardim das Maravilhas de Miró”, o imaginário do pintor catalão não está apenas em seus trabalhos originais, mas também em um percurso onde os visitantes descobrem como as esferas, cones, quadrados e linhas de Joan se transformam em animais.
Os visitantes também podem criar seus próprios pássaros e borboletas usando o processo criativo do artista em mesas interativas, fazer um autorretrato surrealista com sobreposições de imagens inspiradas no surrealismo e no universo do pintor e ainda aproveitar algumas outras atrações.
A exposição conta com obras nunca antes vistas na cidade, como 20 litografias e 22 impressões de uma coleção particular. O percurso é uma experiência imersiva pela imaginação de um dos mais notáveis artistas do século XX.
A exposição é livremente inspirada na obra literária “Maravilhas com Variações Acrósticas no Jardim de Miró”, escrita em 1927 pelo poeta espanhol Rafael Alberti em homenagem a Joan e sua esposa Pilar.
Na série de poesias, o amigo e conterrâneo de Miró imagina uma viagem do casal a um jardim imaginário cheio de estrelas, flores, plantas exóticas e pequenos bichos. Miró gostava de comparar a sua profissão de artista com a de um jardineiro: aquele que cuida e experimenta para melhor criar.
Com obras reconhecidas em todo o mundo pelos conceitos de Surrealismo, Cubismo e Fauvismo, Miró agora dá aos convidados a oportunidade de experimentar suas cores, traços firmes e símbolos caligráficos em uma nova linguagem.
Informações:
Quando: 19 de janeiro a 20 de março
Onde: Shopping Rio Design Barra da Tijuca
Funcionamento:
Segunda – Fechado
Terça a sexta – 12h às 21h
Sábado – 10h às 22h
Domingo e Feriado – 11h às 20h
Ingressos: Ingressos à venda pelo site do Sympla
R$ 60 (inteira)
R$ 30(meia-entrada)
Crianças de até 1 ano e 11 meses não pagam ingresso. A partir dos 2 anos, pagam meia entrada e, a partir dos 12 anos, é necessária a apresentação de RG e carteirinha de estudante para o pagamento da meia.
É obrigatório o uso de máscaras e apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 a todos os clientes maiores de 18 anos; dispensers de álcool em gel estarão disponíveis.