Cada vez mais vemos empresas engajadas em projetos sustentáveis e soluções criativas para ajudar o meio ambiente. E agora, a PepsiCo trouxe uma ideia inovadora para implementar a economia circular dentro da empresa: um caminhão feito com embalagens recicladas.
A novidade traz um protótipo de carroceria de caminhão sustentável, feita com plástico reciclado, mais especificamente de BOPP e garrafas PET, materiais usados nas embalagens de salgadinhos e refrigerantes de suas marcas.
“A preocupação com o Planeta está no centro dos esforços da PepsiCo e na área de transportes estamos cada vez mais atentos a essa necessidade de mudança para uma frota mais sustentável. Ações como essa reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade e, também, com a economia circular do plástico, material para o qual buscamos alternativas para que não se torne lixo e possa ser ressignificado. Apenas com o projeto de carroceria sustentável pretendemos reciclar aproximadamente 5 toneladas de plásticos em um ano.” afirma Anderson Pinheiro, Diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.
Para a fabricação da carroceria, as embalagens de BOPP e PET passaram por processo químico que, misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro utilizada na fórmula original.
Este material passou por diversos testes a fim de assegurar sua segurança e durabilidade, entre eles o de envelhecimento artificial estimado em 10 anos, elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos e demonstrando a possibilidade de utilizá-lo em larga escala em sua frota.
Para o projeto foram utilizados cerca de 3 quilos de embalagens plásticas de BOPP, o que representa cerca de 750 unidades de bolsas de salgadinhos, e 18 Kg de plástico PET (aproximadamente 368 garrafas). Novos experimentos estão sendo realizados para aumentar ainda mais a utilização destes recicláveis na composição da fibra.
Esta é uma iniciativa pioneira no mercado e faz parte da transformação estratégica da companhia, o PepsiCo Positive, que visa gerar valor sustentável por meio de três pilares: Agricultura positiva, Cadeia de valor positiva e Escolhas positivas.