Início Negócios Consumidores têm baixas expectativas para gastos em 2022

Consumidores têm baixas expectativas para gastos em 2022

Em mais um ano difícil, por conta da pandemia de COVID-19 e suas consequências, 39% dos brasileiros pretendem gastar menos do que no ano anterior

A foto apresenta uma pessoa fazendo contas de gastos.
Foto via Freepik.

Mesmo depois de dois anos turbulentos e cheios de imprevistos, a pandemia continua afetando muitos brasileiros de diversas maneiras. E pelo o que parece, em 2022, os consumidores ainda não estão nem preparados e nem com condições para voltar a uma vida normal, pelo contrário, eles estão com baixas expectativas para gastos neste ano.

De acordo com a pesquisa “Pulso Expectativa 2022”, realizada pela Hibou, empresa especializada em pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, mais de 1800 pessoas responderam o que estão esperando para este novo ano, desde expectativas para gastos até trabalho.

Continua depois do anúncio

Apesar de desejarem ganhar mais dinheiro em 2022, 39% dos brasileiros pretendem gastar menos do que no ano anterior; 25% acreditam que os gastos serão mantidos; 12% acreditam que vão gastar mais. 23% ainda não sabem.

Ainda de acordo com o estudo, 52% dos entrevistados apontam que entram no ano novo com as contas em dia e 12% afirmam que estarão com dinheiro sobrando. 36% declararam que vão iniciar o ano com dívidas – dentre eles, 26% afirmaram que os valores devidos ultrapassam os R$ 15 mil.

Continua depois do anúncio

Viagens

Já quando falamos sobre viagem, 43% afirmam que vão viajar mesmo com a pandemia acontecendo e com o aparecimento de novas variantes. Entre os destinos preferidos estão praia deserta (51%); sítio/chácara (32%); hotéis fazenda (31%); cidade do interior (30%); resorts all inclusive (29%); trilhas e natureza (26%); praia agitada (21%); parques aquáticos (16%) e metrópole (10%).

Continua depois do anúncio

Trabalho

Com o retorno gradual ao trabalho presencial, 19% das pessoas querem se dividir entre as atividades presenciais e online; 10% vão se ajustar para a rotina híbrida de trabalho; 5% vão buscar uma rotina mais presencial com a equipe de trabalho. 21% desejam novos desafios e mudança de área; 18% imaginam que vão trabalhar ainda mais do que durante a pandemia.

Continua depois do anúncio

Carnaval

Ainda há incertezas sobre os eventos que movimentam o Carnaval de 2022. A expectativa de 45% dos brasileiros é de passar a data em casa, pois não se sentem seguros para sair; 44% vão aproveitar o feriado para descansar; 38% pretendem ficar em casa maratonando filmes ou séries; 24% vão passar mais tempo com a família.

Continua depois do anúncio

Entre as outras opções para o feriadão estão: leitura, jogo ou outras atividades em casa (18%); ficar em casa com os amigos (13%); viajar com a família (7%); viajar para a praia com os amigos (4%); participar de bloquinhos na própria cidade (1%); conhecer gente nova (1%); ir a bailes e eventos (1%); ir a ensaios de escolas de samba (1%).

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile