Ontem (06/01) o Twitter anunciou que vai acrescentar uma nova ferramenta nos retweets: a reação em vídeo. Ao invés dos usuários mostrarem suas indignações ou elogios por meio de texto, foto ou gifs, em breve as pessoas poderão reagir com vídeos gravados na exata hora do RT.
O lançamento foi anunciado pela própria conta oficial do Twitter, mas a empresa não deu mais informações sobre a nova ferramenta, apenas revelou a novidade e que ela poderá ser testada no iOS.
Em 2020 o twitter lançou o “fleets”, uma ferramenta no estilo do “Story” do Instagram, mas que não foi tão aceito pelos usuários. Quase ninguém usava ou assistia os conteúdos produzidos na funcionalidade, então, no ano passado, a rede social retirou o “fleets” do ar.
Mas pelo o que parece o Twitter ainda quer introduzir o formato de vídeo em sua plataforma de alguma forma. Talvez com a reação no retweet as pessoas realmente acabem usando mais vídeos na rede social, isso porque já é muito comum os usuários usarem os gifs para comentar os tweets.
Isso também poderá mudar a forma de usarmos a plataforma, caso o público realmente goste da novidade, já que com a opção de reação é possível editar algumas coisas no vídeo. Isso daria uma maior liberdade de criação, lembrando quase um TikTok ou Story, como mostra a foto no começo da matéria.
Além disso, o Twitter ainda revelou outra novidade que está por vir: um novo design para a ferramenta principal “Tweet”. Hoje, para tweetar o usuário deve selecionar um botão de “+” no canto da tela e clicar na opção “Tweet”. Para facilitar essa ação, em breve, a plataforma irá colocar uma barra com uma caixa de texto no inferior da tela, assim como mostra na imagem abaixo.
A nova forma de tweetar está em testes apenas para alguns usuários de iOS e ainda não se sabe quando as ambas novidades chegarão para todo mundo.