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    Internet abraça campanha da O Boticário contra o preconceito

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    Há pouco mais de uma semana eu falei aqui do comercial da marca O Boticário, que tratava com naturalidade da temática homossexual em sua mais recente campanha para o Dia dos Namorados.

    Logo no início do texto eu dizia que o assunto ainda era tabu para muitas marcas e precisava coragem. No entanto, o que eu não tinha a menor ideia, era de que haveria uma reação tão agressiva das áreas mais conservadoras para que a campanha saísse do ar.

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    O que se viu foi de tudo, teve corrente no Whatsapp, mutirão para dislike tanto da página do Facebook, quanto do vídeo no Youtube e até algumas reclamações (pausa dramática) no Reclame Aqui.

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    Correntes no Whatsapp pediam para que pessoas classificassem o vídeo como “Não Gostei”

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    Trecho de uma reclamação realizada no Reclame Aqui.

    Uma das respostas dada pela empresa a uma das reclamações no site Reclame Aqui.
    Uma das respostas dada pela empresa a uma das reclamações no site Reclame Aqui.

    O que aconteceu pra essas pessoas ficarem tão revoltadas e com medo de um simples comercial eu ainda não consegui entender, mas o fato foi que até ontem o anúncio estava numa pior no Youtube. O número de avaliações negativas (os joinhas pra baixo) era cerca do dobro do número de avaliações positivas.

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    O que parecia caso perdido acabou tomando outro rumo desde que um grande número de influenciadores resolveram expor o quão absurdo parece ser (e é!) querer boicotar uma marca por conta de um posicionamento diferente do que se acredita.

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    Colunista do Uol chegou a relacionar 379 empresas que já declararam publicamente o apoio ao casamento gay.

    Alguns veículos que nunca levantaram bandeira pra uma causa ou outra começaram a compartilhar sua indignação e acabaram criando uma nova onda de incentivo, que motivou pessoas que não necessariamente apoiam uma causa ou odeiam outra; mas acreditam num mundo com mais tolerância.

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    O “Sensacionalista” aproveitou a temática para questionar os valores do público que criticou a campanha de forma bem-humorada.

    Ainda é cedo pra dar um veredito se a campanha foi mais positiva, que negativa. Afinal, os consumidores que a marca ‘perdeu’ não deverão se simpatizar com ela por um bom tempo, já a parcela de consumidores mais mente aberta, que entendeu o conceito da propaganda deve levar o número pra cima.

    O anúncio da O Boticário pode ser divido em três atos. A simpatia do pessoal LGBT, o repúdio dos conservadores e defensores dos tais valores tradicionais da família e as pessoas que se sentiram na obrigação de mostrar que o ódio merece ser combatido com respeito.

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    Resta saber qual será o saldo final. Mas se eu pudesse apostar, diria que será bastante positivo. Não só em números, mas também na qualidade do público atingido positivamente pelo anúncio.

    Já pra nós, publicitários, fica a sensacional lição de como se manter firme diante do que se acredita quando se resolve fazer muito mais do que simplesmente divulgar um produto.

    À O Boticário, o meu respeito e admiração.

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