As confusões entre “Facebook empresa” e “Facebook rede social” estão prestes a chegar ao fim, já que a companhia anunciou nesta quinta-feira (28) uma grande mudança em seu nome, que agora passa a ser “Meta”.
Para ficar claro, anteriormente a (empresa) Facebook comandava redes sociais e plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp e, agora com essa mudança, a controladora Meta fica responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp.
O anúncio foi feito pelo cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, durante seu evento sobre realidade virtual e o que ele tem chamado de “metaverso”, que pretende inserir as pessoas ainda mais no âmbito virtual.
“O Facebook é um dos produtos mais usados na história do mundo. É uma marca icônica de rede social (…) Mas cada vez mais, não engloba tudo o que fazemos”, explica. “Construir nossos aplicativos de redes sociais sempre será um foco importante para nós. Mas, nesse momento, nossa marca está tão ligada a um produto que não pode representar tudo o que fazemos hoje”, continuou Zuckerberg.
A partir de hoje, Facebook passa a ser Meta, de acordo com o executivo.
O que é o “metaverso”, de Mark Zuckerberg?
Com um conceito totalmente “Sword Art Online” ou “Jogador Nº1”, Mark Zuckerberg acredita que o “metaverso” será o sucessor da Internet, onde as pessoas estarão inseridas ainda mais dentro do universo virtual.
De acordo com a empresa – que agora se chama Meta – os usuários terão a opção de criar casas virtuais, onde poderão personalizar a mobília e convidar amigos para festas virtuais.
Todas as novidades serão incluídas no Facebook Horizon, plataforma que simula ambientes virtuais, e será disponibilizada em breve nos dispositivos de realidade virtual da Oculus. A novidade deve chegar com três frentes principais:
- Horizon Home, em que usuários poderão criar casas virtuais;
- Horizon Worlds, para encontros de usuários em shows virtuais, por exemplo;
- Horizon Workrooms, voltado para reuniões de trabalho.
Já falamos aqui no GKPB sobre o Horizon Workrooms e na publicação é possível conferir um vídeo sobre como irá funcionar essa nova tecnologia, que permitirá criar avatares, personalizar os personagens e interagir com outras pessoas.