Sempre há muito para conversar quando o assunto é jornal impresso. Será que deixará de existir? Como se atualizar junto com o mercado digital? Qual será o futuro? E, buscando solucionar algumas dessas questões, o Estadão está renovando e aprimorando sua versão impressa.
Neste último domingo (17) um novo Estadão surgiu, trazendo novos conteúdos e um novo formato, chamado germânico (ou berliner), que visa facilitar a leitura. De acordo com o jornal, foram quase 12 meses de estudos, pesquisas com leitores, consultorias internacionais, assinantes e anunciantes para chegar no resultado atual.
“O leitor fiel, assíduo, do Estadão vai receber um jornal mais moderno, com mais conteúdo, mais variedade de temas”, afirma Francisco Mesquita Neto, diretor-presidente do Grupo Estado em matéria para anunciar o novo formato. “Fizemos uma revisão do cardápio de conteúdo que entregamos no produto impresso e aprimoramos bastante”, completa.
“Apostamos em uma grande inovação que vai destacar o compromisso com a qualidade jornalística, uma preocupação constante do Estadão”, explica João Caminoto, diretor de jornalismo.
“Recorremos a benchmarks pela McKinsey, contratamos uma consultoria internacional focada em produtos jornalísticos para nos ajudar a repensar o jornal. Estamos lançando um produto que é melhor e mais moderno do que era o Estadão, que já era um excelente produto”, afirma Paulo Pessoa, diretor de mercado anunciante.
O formato germânico é um modelo já adotado por jornais em vários países, pois se adapta melhor ao dia a dia do leitor. Quando comparado ao tradicional, o novo jornal foi considerado mais fácil de manusear por 100% dos entrevistados em pesquisas de opinião.
Como ler o novo formato do Estadão impresso
O novo formato do Estadão promete causar mais impacto na leitura do consumidor, além de aproximar o campo de visão e realizar uma transformação na experiência de leitura do consumidor. Confira abaixo as principais alterações:
Para entender mais sobre as mudanças e saber quais serão as colunas oferecidas, basta acessar a matéria do Estadão sobre seu novo formato.