O Pacto Global da ONU, pensando em convocar empresas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil, lançou uma campanha que mostra uma entrevista de emprego ao contrário, quando uma consumidora se passa por candidata a uma vaga de trabalho e faz questionamentos à empresa.
Nomeada de “Processo Seletivo Real“, a campanha chega com o objetivo de promover os pilares do programa “Ambição pelos ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que seguem os dez princípios universais das áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
“Em processos seletivos, as empresas exigem um alto nível de preparação e atitude dos candidatos. Mas do lado de fora, essa hierarquia se inverte. Cada vez mais, os consumidores levam em conta as ações realizadas pelas corporações antes de comprar um produto ou um serviço. As empresas estão sendo avaliadas diariamente. Foi partindo dessa premissa que desenvolvemos a campanha para o Pacto Global”, conta Marcelo Nogueira, Diretor Executivo de Criação da AlmapBBDO.
A campanha, criada pela AlmapBBDO, contém um filme de 50 segundos que mostra um processo seletivo inverso, onde a consumidora assume o papel da candidata para a vaga, e passa a fazer questionamentos sobre a empresa para o profissional de Recursos Humanos.
Durante a entrevista, a protagonista faz diversas perguntas, como: “Quais são os pontos fortes e fracos da empresa em relação ao meio ambiente?”; “Como a empresa combate qualquer tipo de assédio e abuso de poder?”; e “Vocês investem em equidade de gênero nos cargos de liderança?”.
O intuito é questionar as metas e os compromissos das companhias que atendem os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Além do filme, a Rede Brasil do Pacto Global, também está desenvolvendo uma série de iniciativas para engajar as empresas. A iniciativa do programa pode ser conferida nas redes sociais do Pacto Global e conta com veiculação em mídia digital e OOH.