Já falamos aqui no GKPB sobre o modelo de negócio do Paramount+ nos EUA, onde o serviço de streaming está vendendo um plano mais barato que contém anúncios na plataforma, e o Spotify também decidiu embarcar nessa ideia e testar essa nova modalidade com uma versão Plus.
A novidade, que chegou com o nome de “Spotify Plus”, está sendo testada lá fora pelo preço de US$ 0,99 e o plano permite que o usuário escolha e pule quantas faixas quiser, mas mantém os anúncios a cada 3 ou 4 plays.
Essa nova função chega para intermediar a maneira com o aplicativo funciona atualmente, onde temos apenas a opção gratuita ou o Spotify Premium (que oferece os mesmos benefícios para estudantes, família, duo ou individual).
Hoje em dia, o usuário que possui a conta na versão gratuita está restrito a opção de pular seis faixas por hora, não pode escolher ouvir músicas fora de 15 playlists selecionadas pela empresa e só pode escutar discos e seleções no modo aleatório, além dos anúncios.
Em conversa com o portal The Verge, a empresa explica que o novo plano está reduzido a um pequeno número de usuários e faz parte da rotina de testes, explicando que não há certeza da implementação do novo serviço. “Alguns testes acabam pavimentando o caminho para novas ofertas ou atualizações, enquanto outros apenas rendem ensinamentos”, explica a assessoria da plataforma.
Ao que tudo indica, essa modalidade pode ser o futuro das plataformas de streaming, tanto no audiovisual, quanto apenas em áudio, já que continua oferecendo a comodidade de uma plataforma segura enquanto apresenta uma solução mais acessível para os consumidores.