Nós já falamos aqui no GKPB sobre o Star+, plataforma de streaming da The Walt Disney Company, e também comentamos um pouco sobre os preços do Starz no Break Publicitário. Agora chegou a hora de falar sobre os nomes parecidos dos streamings, já que recentemente a Starz, da Lionsgate, proibiu a Disney de usar a marca Star+ no Brasil.
O processo aponta justamente o que fica claro para qualquer pessoa: que o nome das duas marcas é muito parecido e que pode causar confusão com o público e com os assinantes. A prioridade no caso é do Starz, já que tem sua marca registrada no Brasil há mais tempo (desde 2018), mas a Disney não quer desistir da luta tão facilmente.
A notícia foi dada pelo colunista Gabriel Vaquer, no Notícias da Uol, que fala sobre a Disney ter oferecido R$ 50 milhões como possível compensação financeira para resolver esse problema de maneira pacífica.
De acordo com o desembargador Jorge Tosta, relator do processo na 2ª Câmara Reservada do Direito Empresarial de São Paulo, em documento obtido com exclusividade pelo Notícias da TV, o caso precisa de um julgamento amplo e, por esse motivo, o magistrado manteve a suspensão do uso da marca Star+ pela Disney até que as alegações sejam apreciadas pelo plenário, no dia 24 do mês que vem.
O Star+ tem sua data de estreia para o dia 31 de agosto e, para manter tudo conforme o planejado, é necessário que a empresa consiga vitória no caso.
Vale salientar que a quantia de R$ 50 milhões, oferecida pela Disney para apaziguar o caso, só será definitivamente paga se a Starz acabar perdendo na justiça, pois deve servir para “compensar possíveis danos” causados pelos nomes semelhantes.
Sobre o Star+
O canal Star surge para substituir a antiga FOX e, com isso, passa por uma modernização geral em toda América Latina. No início desse ano, a marca já havia deixado claro que seu planejamento implicava no lançamento do Star+.
A plataforma é dona de clássicos como Os Simpsons e The Walking Dead, e ainda pretende lançar diversas produções originais em seu serviço de streaming, incluindo muito conteúdo de origem nacional.