A Ambev lançou nesse mês de junho o movimento #OrgulhoResiste para homenagear a luta LGBTQIAP+ e incentivar pessoas a compartilharem suas histórias de resistência. Além disso, a ação ainda contou com doação para apoiar projetos destinados à população LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade.
Por conta da necessidade da população se manter em casa e em segurança, ontem no dia Dia do Orgulho LGBTQIAP+ (28/06), a Ambev recriou a bandeira da comunidade com de três mil latas de marcas do portfólio da companhia.
Essa bandeira virou um mural de cerca de 30 metros quadrados, que foi exposto em lugares de São Paulo que marcaram a luta LGBTQIAP+. Passando pela Praça do Ciclista, região da Avenida Paulista onde acontece a Parada do Orgulho LGBTQIAP+ e esteve também na Praça Roosevelt e na Praça Ramos Azevedo.
Já nas redes sociais, a marca continuou seu movimento e com a ajuda de embaixadores da comunidade LGBTQIAP+ convidou o público a compartilharem suas histórias de resistência. Um filtro de Instagram com um microfone também foi desenvolvido para incentivar as pessoas a criarem falas de resistência que fortaleçam o movimento em 2021.
Para ajudar na luta, a cada menção de orgulho e resistência usando a hashtag #OrgulhoResiste, R$1 é doado para ONGs que trabalham com projetos de retificação de nome, educação, empregabilidade, acolhimento e combate à violência de pessoas LGBTQIAP+.
Para divulgar o movimento e a ação social, a Ambev ainda lançou um vídeo para a campanha passando por toda a história da luta LGBTQIA+, que pode ser visto no Instagram da companhia.
Desde 2016 a Ambev aderiu ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIAP+ e criou o grupo de funcionários LAGER (Lesbian & Gay & Everyone Respected), para propor e debater políticas internas de respeito e inclusão.