Início Negócios Entrevista Giraffas 40 anos: “Deixaremos a festa para outra oportunidade”

Giraffas 40 anos: “Deixaremos a festa para outra oportunidade”

Luciana Morais, diretora de marketing da marca, faz um balanço deste período de pandemia e comenta sobre o futuro das redes de fast-food

Em 2021 a rede de fast-food Giraffas completa 40 anos de mercado. Com a ideia de valorizar a culinária brasileira, a marca apostou em pratos com arroz, feijão, ovo frito e carnes grelhadas, para conquistar o consumidor.

Para entender o atual momento da marca, o GKPB conversou com Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, que fez um balanço deste período de pandemia e revelou quais foram os principais aprendizados.

Continua depois do anúncio

Nesta entrevista, a executiva ainda comenta sobre os insights que a mudança de comportamento das pessoas trouxe para a marca, de como observa o futuro das redes de fast-food e de que a comemoração do Giraffas para os seus 40 anos será mais modesta. Acompanhe abaixo alguns trechos do bate-papo.

Luciana Morais, diretora de marketing do Giraffas, fala sobre os 40 anos da marca no Brasil (Crédito: Divulgação)

Que balanço o Giraffas faz deste período de pandemia? Quais foram os aprendizados?

Continua depois do anúncio

Assim como todos os restaurantes, fomos fortemente afetados pelos fechamentos das lojas. As ações que estavam previstas para acontecer a longo prazo foram aceleradas. Como, por exemplo, o investimento em delivery e a expansão de unidades para o interior do país, basicamente em regiões de expansão da produção agrícola. 

Em 2020 lançamos o Giraffas Burger, uma franquia de menor investimento, de custo operacional reduzido e de rápida implementação. Hoje, dependemos fortemente das unidades em shoppings centers, mas entendemos que lojas de rua e em cidades pequenas são essenciais para a nossa expansão.

Continua depois do anúncio

Vale ressaltar que começamos a fazer esses investimentos antes da pandemia, e essa estratégia veio ao encontro do cenário que se apresentou no ano passado. Também revisitamos a importância da experiência do consumidor no ponto de venda, agora reforçado sob o ponto de vista da conjuntura.  

Lojas de rua e em cidades pequenas são importantes para a nossa expansão da marca Giraffas no Brasil (Crédito: Divulgação)

Em 2021 o Giraffas completa 40 anos de atuação no mercado. O que a marca planeja para celebrar a data?

Continua depois do anúncio

O Giraffas planejava um evento nos moldes do que foi realizado nos 25 anos da marca. Mas, obviamente, deixaremos a festa para uma outra oportunidade. A data não pode passar em branco, afinal é uma marca que pouquíssimas empresas do setor atingiram. Com isso, criamos um selo comemorativo, que permeia toda a nossa comunicação.

Também realizamos um cobrading com a Nestlé e desenvolvemos sobremesas feitas de beijinho e brigadeiro, que remetem a festa, com o mote ‘Vem comemorar com a gente’. 

Continua depois do anúncio

Além disso, todos os nossos brindes da linha infantil estão ligados à nostalgia e à memória afetiva do que aconteceu durante esses 40 anos. Recentemente, tivemos brindes licenciados do Power Rangers e, agora em maio, teremos a Corrida Maluca. 

A mudança de comportamento das pessoas e este novo consumidor mais digitalizado trouxe novos insights para a marca?

Continua depois do anúncio

Sim, já estávamos acompanhando este comportamento do consumidor cada vez mais digitalizado. E isso foi acelerado durante a pandemia. Entendemos a importância de estar onde o consumidor estiver.

A união do marketing com a tecnologia, utilizando ferramentas de BI, por exemplo, é fundamental para entender a trajetória desse consumidor. É essencial entender, ouvir o que o cliente quer e como ele quer, para, cada vez mais, facilitar a vida desse consumidor.

Continua depois do anúncio

O conteúdo nas plataformas digitais é cada vez mais importante. Ficou mais difícil se comunicar com um consumidor crossmedia?

Não. Agora o consumidor faz parte da construção da história da marca. É mais fácil estar próximo e se comunicar. Mas é preciso estar disposto, saber ouvir e deixar que ele participe dessa criação. Criamos conteúdo e há uma participação efetiva do consumidor na marca.  

Continua depois do anúncio
As famosas Giraffinhas da marca vão celebrar os 40 anos do Giraffas (Crédito: Reprodução)

Como você observa o futuro das redes de fast-food e quais são as perspectivas para este ano?

Falamos muito em digitalização e tecnologia, mas a experiência humana é insubstituível. Temos que ser tecnológicos, mas não podemos esquecer do fator humano mesmo que seja virtual. Nossa missão é levar comida gostosa e momentos de alegria, seja essa experiência física ou digital.

Continua depois do anúncio

Do ponto de vista de faturamento, a previsão para este ano é crescer 60% sobre 2020, ficando entre 85% e 90% do resultado de 2019, o melhor ano da história da Giraffas em termos nominais.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile