Em um momento onde a Ambev no Brasil contou com um baixo índice de produtividade e um turnover que a fazia perder funcionários frequentemente, a companhia apresentou um desafio para a Falconi, que tempo depois levou a marca de volta ao crescimento. Essa é a história contada pelo livro “O Desafio do Impossível”.
A Falconi é uma consultoria para geração de valor por meio de soluções em gente e gestão com tecnologia e, por meio de diagnóstico e planejamento de trabalho, levou a operação com a Ambev para atingir meta de produtividade um ano antes do estimado e superou nos anos seguintes, chegando a 87% em 2019.
“O Desafio do Impossível” é um livro de Neuza Chaves e Viviane Martins, executivas da Falconi, que relata os detalhes da operação que bateu a meta de redução do turnover da Ambev dois anos antes do previsto.
A obra traz em detalhes a situação da empresa, as maiores dificuldades, a identificação dos problemas, dos motivos de saída dos empregados e da elaboração de planos de ação para os diversos pontos de melhoria da operação com a companhia.
A história começou há dez anos, quando a Falconi foi chamada pela Ambev para avaliar a situação de baixa produtividade. Naquela época a Ambev estava em expansão global e batia recordes de investimentos, porém as fábricas chamavam atenção por conta da baixa produtividade, alto turnover e estimativas de perda financeira. Tudo começou com a unidade do Rio de Janeiro, que foi a indicada para o projeto piloto da operação.
Para Neuza Chaves, senior advisor associada à Falconi, o desafio do trabalho estava além dos indicadores ruins. “Começamos nosso trabalho com a Ambev pela unidade que tinha o maior número de problemas não só internamente – como no restaurante, no vestiário, no treinamento de funcionários, mas também nos arredores com violência. Embora sentissem orgulho de trabalhar na Ambev, esses problemas estavam impactando o senso de pertencimento e autoestima dos colaboradores”, recorda. Para ela, foi a transformação – não só estrutural, mas cultural – que tornou esse projeto tão bem-sucedido e grandioso. “Queremos mostrar neste livro que o fator humano é determinante para qualquer negócio”, conta.
Viviane Martins, CEO da Falconi, lembra que o estímulo para escrever o livro foi, além do marco de dez anos do projeto, a urgência do tema. “O livro é o retrato da importância das pessoas, da sustentabilidade do ambiente de trabalho, da cadeia de fornecedores e do entorno para todas as empresas e como trabalhá-las gera resultados mais consistentes e longínquos”, diz Viviane. Segundo ela, enquanto o diagnóstico e planejamento estavam em curso, algumas ações já entravam em execução e os aprendizados eram colhidos, uma vez que todas as necessidades precisavam ser atendidas. “Compartilhamos no livro nosso processo de trabalho, que já utilizava a hoje tão em voga metodologia ágil de gestão, tornando essa história ainda mais atual”, lembra.
Para marcar o lançamento do livro “O Desafio do Impossível”, a Falconi promoveu uma live em seu canal do Youtube, com a participação de Jean Jereissati, CEO da Ambev, Professor Vicente Falconi, sócio-fundador e membro do Conselho de Administração da Falconi, e das autoras Neuza Chaves e Viviane Martins. Confira abaixo:
O Desafio do Impossível já está a venda para contar à todos a história de como a Ambev e a Falconi revolucionaram uma das maiores cervejarias do mundo. O livro conta com 192 páginas e, disponibilizado pela Editora Gente, custa R$ 49,90 no site da Livraria Vanguarda.