Os dados da 8ª edição do levantamento ‘The Most Influential Brands’, realizado anualmente pela Ipsos, apontam que o Google mais uma vez lidera o ranking das marcas mais influentes do Brasil. Desde 2016, a big tech mantém a liderança da pesquisa.
Com o intuito de avaliar as empresas e sua influência no dia-a-dia dos consumidores, o ranking da Ipsos chama a atenção ao mencionar sete marcas de tecnologia entre as dez primeiras colocadas da lista, o que reforça o engajamento digital dos brasileiros.
Logo após o Google, o ranking menciona o Youtube, em segundo lugar, e a Samsung no posto de terceira colocada. Completam o top 10: Microsoft (4º lugar), Facebook (5º lugar), Colgate (6º lugar), Nestlé (7º lugar), O Boticário (8º lugar), Mercado Livre (9º lugar) e MasterCard (10º lugar).
O que chama a atenção é que o Facebook, que ocupava a terceira posição na última pesquisa, caiu para o quinto lugar no ranking. Já o Youtube, que também pertence ao Google, pulou do quarta posição em 2020, para o segundo lugar este ano.
Segundo a Ipsos, a pesquisa usou seis dimensões para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social, Engajamento e a Covid-19, que avaliou o desempenho das marcas durante a pandemia.
O levantamento é realizado em 14 países. No Brasil, foram entrevistados cerca de duas mil pessoas por meio de painel online, entre os dias 06 de novembro de 05 de dezembro de 2020. Confira no vídeo abaixo o anúncio das marcas mais influentes.