O mercado de agências de publicidade no Brasil é bastante dinâmico. Com o fortalecimento do digital nos últimos anos, diversas transformações como, por exemplo, a criação de áreas de BI (Business Intelligence), tiveram que ser implementadas na comunicação e nos negócios das empresas.
Outra grande mudança aconteceu em 2020, por conta da pandemia causada pela Covid-19, onde o país observou o crescimento do e-commerce. Afinal, sem poder sair de casa, as pessoas começaram a realizar as suas compras pela internet. Aliás, muitos brasileiros realizaram a sua primeira compra neste período.
Acompanhando todas essas mudanças estão os líderes das agências, que possuem a missão de traçar novas estratégias de negócios, tentar identificar tendências e direcionar suas equipes para os melhores caminhos.
Abaixo, o GKPB lhe mostra os profissionais que estão liderando as cinco maiores agências de publicidade do Brasil. A lista foi baseada no último ranking de compra de mídia no país, que foi mensurado pela Kantar Ibope Media e divulgado em 2020.
1 | Y R | 4.239.017 |
2 | OGILVY | 3.946.823 |
3 | AFRICA | 3.736.781 |
4 | WMCCANN | 3.627.676 |
5 | ARTPLAN | 3.141.662 |
1 – Fernando Taralli – CEO da VMLY&R
Fernando Taralli, que também atua como CIO da VMLY&R Latam, possui mais de 16 anos nas operações da WPP no Brasil. Durante este período, trabalhou para algumas das principais marcas, nacionais e internacionais, como Colgate-Palmolive, Telefônica, Netflix, Dell, Sadia, KitchenAid (Whirlpool), LG, Oi Telecom, Nespresso, Raízen/Shell e Kimberly-Clark.
Antes de trazer a VML ao Brasil, no final de 2011, implantou a primeira estrutura digital da Y&R, com a missão de potencializar a presença de grandes clientes como Casas Bahia, à época, o maior anunciante nacional, no ecossistema digital.
2 – Luiz Fernando Musa – CEO da Ogilvy Brasil
Luiz Fernando Musa começou sua carreira na Ogilvy em 1995, tendo liderado diversos projetos para a Unilever até se tornar General Manager da agência em 2005 e CEO em 2011. Sob a direção de Musa, a Ogilvy Brasil conquistou os mais importantes prêmios internacionais, como o título de Agência do Ano no Cannes Lions em 2013.
Além disso, é um dos fundadores e chairman da agência DAVID, que atua em São Paulo, Miami, Buenos Aires e Madrid.
3 – Sergio Gordilho e Marcio Santoro – Co-CEOs da Africa
Desde 2010, Sergio Gordilho e Marcio Santoro lideram juntos a presidência da agência Africa. Na agência desde a sua formação, Gordilho é um dos mais respeitados e premiados diretores de arte do Brasil. Em 2014, foi apontado como Agency Innovator pela organização The Internationalist, sendo o único brasileiro na lista.
Já Santoro, recebeu ao longo de seus mais de 25 anos de carreira, diversos prêmios como Atendimento e Dirigente da Indústria da Comunicação. Em 2015, entrou para o Hall da Fama do Marketing Nacional pela Abramark e em 2017, também foi eleito Agency Innovator pela organização The Internationalist.
4 – Hugo Rodrigues – Chairman e CEO da WMcCann
Em 2017, Hugo Rodrigues foi escolhido pelo grupo americano Interpublic para suceder Washington Olivetto no comando da WMcCann. Com diversos prêmios nacionais e internacionais, Rodrigues foi eleito por duas vezes consecutivas um dos três publicitários mais admirados pelos clientes, segundo levantamento da consultoria espanhola Agency Scope, que ouviu 405 anunciantes. Em 2016, também entrou para o ranking dos Top 3 CEOs do mundo da Creativepool, rede social voltada à indústria criativa global.
5 – Antonio Fadiga – CEO da Artplan
Iniciou carreira como profissional de marketing nas Empresas Têxteis Santista, e trabalhou em diversas agências do mercado. Em 2014 assumiu a Artplan São Paulo como sócio e CEO, com conquista de grandes marcas como Amanco, Danone, Etna, Gruppo Campari, Melitta e Neosaldina. Destaque para estudo Agency Scope (2016) que apontou a Artplan como a 3ª agência melhor avaliada no Brasil, pelos seus próprios clientes.