Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher, e a Cervejaria Dádiva criou uma campanha bem diferente e inovadora para incentivar um debate importante, dessa vez sobre o silêncio da sociedade em relação a violência doméstica contra a mulher.
O nome da campanha “Nosso Silêncio Deixa Marcas” vem estampado na lata da cerveja, mas estará coberto por uma fita. A ideia é que quando a pessoa que comprou a latinha tire essa fita, ela imediatamente entre em contato com o tema e o assunto seja colocado em pauta ali mesmo, na mesa do bar ou em casa.
“O machismo age de forma muitas vezes silenciosa e naturalizada socialmente. O que torna qualquer tipo de violência contra a mulher, seja ela psicológica ou física, um problema comunitário, uma responsabilidade de quem se cala diante disso. Essa é uma luta que deve ser travada por todos”, pontua Luiza Lugli Tolosa, sócia fundadora da cervejaria Dádiva.
Além disso, ao ver o rótulo o consumidor também será convidado a procurar sobre o tema no Instagram e Facebook da marca, onde tem as informações sobre a campanha, conteúdo sobre violência doméstica e indicações de projetos que apoiam mulheres que passam por esse tipo de situação.
Importância do Dia das Mulheres para a Cervejaria Dádiva
Muitas vezes, mulheres sofrem violência doméstica e não sabem que vivem uma situação de abuso. Em outras, ela têm conhecimento do fato, mas não denunciam seu agressor porque sentem vergonha, já que são manipuladas por ele a se sentirem culpadas de alguma forma.
O medo do que pode acontecer ou de serem desacreditadas pelas pessoas também pode ser um obstáculo para a denúncia. Já que mesmo em casos em que a denúncia é feita, muitos agressores não são punidos, além da mulher não ter suporte para prevenir novas agressões.
Por isso, é preciso mudar o foco da responsabilidade: a denúncia é uma responsabilidade coletiva, não da mulher agredida. Muitas pessoas ainda se calam quando o agressor é alguém próximo (irmão, amigo, primo), ou dão desculpas como “em briga de marido e mulher não se mete a colher” ou “ela é dramática”.
“O nosso objetivo com a campanha é chamar as pessoas à responsabilidade e oferecer informação para que se discuta o assunto, além de apresentar canais de apoio às vítimas”, explica Luiza.