Mais
    InícioInovaçãoYoutubeYoutube se consolida como ferramenta fundamental para o brasileiro durante o isolamento...

    Youtube se consolida como ferramenta fundamental para o brasileiro durante o isolamento social

    Em pesquisa, Youtube foi eleito pelos consumidores com a ferramenta número 1 que eles não podem viver sem. Saiba mais.

    Publicidade

    2020 foi um ano bem difícil para produtores de conteúdo do mundo todo. Com a impossibilidade dos encontros físicos o mundo todo viu produções pararem ao mesmo tempo em que os olhos se voltavam aos serviços de streaming como uma das poucas opções de lazer diante do isolamento social. E enquanto este paradoxo tirava o sono de diversos players, o Youtube se consolidou como um espaço democrático e acessível de entretenimento.

    Durante a pandemia, a rede de compartilhamento de vídeos viu sua audiência crescer. Uma pesquisa revelou que 91% dos usuários afirmam ter aumentado seu tempo navegando pela plataforma, que alcançou 105 milhões de usuários únicos mensalmente. Outro número que cresceu consideravelmente foi o de canais brasileiros com mais de 1 milhão de inscritos. Agora são 1.800.

    Continua depois do anúncio

    Dados da pesquisa Why Video, encomendada à Talkshoppe pelo Google e realizada em agosto de 2020 revelam algo ainda mais impressionante: o Youtube é considerada a plataforma número 1 que os consumidores não podem viver sem.

    Marcas

    Com as lojas fechadas, o Youtube ajudou muitas empresas a conseguirem ajustar estratégias de Marketing e se voltar para o digital, que ganhou 7,3 milhões de novos clientes brasileiros. 44% dos usuários do Youtube procuraram ou pesquisaram marcas e produtos pela primeira vez na plataforma durante a pandemia e pretendem manter este comportamento. Já 36% afirmou usar o site para assistir a reviews e demonstrações de produtos durante a pandemia, uma vez que não podiam ir às lojas.

    Continua depois do anúncio

    Poder da Influência

    87% dos usuários já fizeram uma aquisição depois de assistir a um vídeo do Youtube e 62% diz que a publicidade que viu na plataforma tornou mais propenso a considerar uma marca ou produto anunciado. Pautas como diversidade e justiça racial ganham mais potência na voz dos criadores. 4 em cada 10 consumidores acreditam que o Youtube é uma plataforma para lutar contra o preconceito.

    Bem-estar

    79% das pessoas afirmam que buscam relaxar enquanto assistem vídeos. A média global de visualizações diárias de vídeos relacionados a meditação aumentou mais de 40% desde março. Muita gente também utilizou o Youtube para manter ou iniciar a prática de atividades físicas. Termos como “em casa” e “sem equipamento” foram responsáveis por mais de 190 milhões de visualizações no Brasil.

    Continua depois do anúncio

    Entretenimento

    78% dos usuários afirmaram buscar entretenimento ao assistir um vídeo., que se tornou o centro do maior fenômeno cultural da quarentena: as lives musicais. Artistas de todos os gêneros fizeram transmissões pelo Youtube e quase metade dos usuários utilizaram a plataforma como um substituto de um evento ao vivo durante a pandemia. Marília Mendonça ficou com o recorde de visualizações simultâneas: 3 milhões de pessoas assistindo ao mesmo tempo. O público seria capaz de lotar 41 Maracanãs.

    Aprendizado

    65% das pessoas disseram buscar um tempo para si mesmas ao assistirem vídeos. 91% revela que a plataforma ajudou a ensinar e aperfeiçoar uma habilidade de interesse e 52% conta que aprendeu algo novo no Youtube durante a pandemia. 8 em 10 consumidores afirmam que o Youtube os ajudou a transformar ideias em realidade.

    Continua depois do anúncio

    O termo “para iniciantes” acumulou 280 milhões de views no Brasil entre março e setembro. Receitas com o termo “fácil” no título foram vistas mais de 1 bilhão de vezes. Jardinagem também virou tendência: vídeos com os termos “horta”, “cultivo” ou “plantas” e “em casa” no título foram assistidos mais de 16 milhões de vezes.

    Acompanhe novidades em tempo real. Siga nosso perfil no Instagram.

    Publicidade

    Ouça nosso Podcast!

    GKPB Em Vídeo

    Publicidade
    Publicidade

    GKPB Em Vídeo

    GKP... O quê?

    O GKPB começou como um Blog de Publicidade e se transformou num dos principais portais de Criatividade e Inovação do Brasil.
     
    Este é um lugar para abordar tudo o que acontece de mais interessante no mercado, com um destaque para pautas de diversidade, geração Z e universo geek. Entre, tire os sapatos e sinta-se a vontade.

    Conecte-se

    64,678FãsCurtir
    106,794SeguidoresSeguir
    14,500InscritosInscrever

    Newsletter

    Veja também:

    Publicidade