Mais
    InícioPublicidadeRedes SociaisUsuários do Twitter mostram como algoritmo costuma privilegiar brancos em fotos

    Usuários do Twitter mostram como algoritmo costuma privilegiar brancos em fotos

    Usuário descobriu que algoritmo do Twitter costuma destacar rostos brancos, quando apresentado ao lado de negros sob condições semelhantes.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Os usuários do Twitter levantaram um sério questionamento no último final de semana. Sem um motivo plausível, o algoritmo da plataforma que é responsável por utilizar de rede neural para gerar as pré-visualizações de imagens dentro da ferramenta aparentemente tem uma preferência por rostos de pessoas brancas.

    De acordo com o The Verge, tudo começou quando o usuário do Twitter @colinmandland postava sobre um outro problema a respeito dos algoritmos de reconhecimento facial. A publicação em questão contava um relato de um homem negro que sempre tinha sua cabeça removida junto da opção de plano de fundo virtual da ferramenta. Ao postar as imagens dos dois homens, Colin percebeu que a rede estava dando preferência para o rosto branco.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Comercial do Burger King com Kid Bengala é retirado do ar após polêmica

    Inicialmente o usuário achou que fosse algum padrão da plataforma, de preferir o canto direito da imagem na miniatura. E para então tirar as dúvidas, ele decidiu inverter as imagens. A surpresa foi que o rosto do homem branco continuava sendo preferência.

    Os questionamentos foram realizadas por uma infinidade de usuários que fizeram os mais diversos testes com a ferramenta, sempre utilizando pessoas brancas e negras. E na grande maioria deles, a ferramenta dava preferência para as pessoas brancas, independente de qual contexto destas pessoas dentro da imagem. O nível é tão assustador que o padrão se repete para homens, mulheres e até mesmo desenhos com personagens brancos e negros.

    Veja também:  'Quem Disse, Berenice?' troca nome no 'X' após meme na rede

    Os testes são tão surpreendentes e chocantes que logo funcionários do Twitter fizeram questão de se pronunciar sobre o assunto por meio de suas contas. O diretor de design do Twitter, Dantley Davis postou que a empresa estava investigando o que causava isso em sua rede neural, enquanto conduzia alguns experimentos com imagens.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    A funcionária branca da equipe de comunicação do Twitter Liz Kelley, postou ontem que a empresa não encontrou “nenhuma evidência de preconceito racial ou de gênero”. Mas admitiu que era evidente a necessidade de continuar analisando a ferramenta. “Vamos abrir o código do nosso trabalho para que outros possam revisar e replicar.”, informou.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Pinterest Predicts: aplicativo traz resumo de 2023 e tendências para 2024

    O diretor de tecnologia da companhia mencionou que esta era uma discussão muito importante. Confirmou que o modelo já havia sido analisado, mas que precisava de melhorias contínuas.

    Atualizado em 21/09/2020 às 13h43 – O Twitter Brasil publicou uma nota em seu perfil oficial no Brasil que é basicamente uma tradução da nota oficial publicada pelo perfil do departamento de comunicação do Twitter em inglês.

    Continua depois do anúncio

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A partir do dia 23 de abril, os fãs do live-action podem se divertir com uma ação interativa enquanto aguardam o próximo ônibus

    A parceria ainda ganhará um novo produto que é a medalha de gelatina busca estimular o reconhecimento de atitudes gentis

    A pedido de consumidores, marca investe em duas tonalidades: vermelho rubi, com aroma de frutas vermelhas, e roxo ametista, com aroma de amora

    Desenvolvida com manteiga de verdade, a novidade chega para completar a categoria da marca que conta com pães de fatias mais grossas e cascas fininha

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...

    🔥 Em alta agora:

    Cantarola e Ana Maria se unem em collab

    Ana Maria, marca do Grupo Bimbo no Brasil, acaba de lançar uma novidade que promete deixar os looks dos consumidores ainda mais divertidos e...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,867FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade