O arco luminoso de sete cores ou, como popularmente conhecido, arco-íris, surge quando a luz solar é refratada, dispersa e internamente refletida por gotículas de água provenientes da chuva e suspensas na atmosfera. Além disso, é símbolo da causa LGBTQIA+ e, a partir de agora, em apoio à causa, o Climatempo passará a oferecer as previsões de ocorrência do fenômeno.
A previsão vai funcionar como as demais já oferecidas pela plataforma, com uma antecedência de 15 dias. Os meteorologistas precisam certificar que haverá chuva e boas aberturas de sol ao mesmo tempo. Porém, em relação ao arco-íris há uma detalhe especial: ele só se forma no começo da manhã ou no final da tarde. Além disso, para que a pessoa veja o arco-íris ela precisa estar entre o sol e a chuva.
O serviço é inédito no Brasil e será enviado para todos os canais de divulgação que utilizam a Climatempo como fonte e a iniciativa tem assinatura da agência Y&R. Nos canais da Climatempo no YouTube e no Facebook, a novidade é anunciada por Lisa Gomes, a primeira apresentadora transsexual para previsão do tempo. Confira o vídeo: