Você certamente já ouviu o meme dos “3 reaix” em algum lugar da internet. Depois que um programa foi ao ar na rede Globo, a frase da artesã, Raquel Motta, viralizou na internet e muitas marcas para “entrarem na onda” reproduziram a cena, imagem ou a frase. Agora, 58 empresas estão sendo processadas pela artesã por uso indevido de imagem.
Acompanhando os memes e assuntos mais comentados nas redes sociais, marcas como Burger King e Rappi decidiram criar a sua versão para o meme dos “3 reaix” e segundo o Jornal Extra, da Globo, usaram a imagem de Raquel sem autorização. Pelo menos outras 56 marcas fizeram o mesmo.
Convidada pelo programa “É de Casa” da Rede Globo, Raquel Motta, ensinou como fazer uma carteira sustentável gastando pouco (apenas R$ 3). O episódio do programa foi parar no quadro “Isso a Globo Não Mostra”, do Fantástico e a conversa em que a artesã participava ganhou uma versão engraçada.
A montagem feita pela produção no quadro do programa Fantástico, viralizou na internet e Raquel ficou ainda mais conhecida, multiplicando o seu número de seguidores (de 70 mil para 140 mil). Confira o vídeo:
Depois do sucesso alcançado pela brincadeira feita pelo Fantástico, Raquel Motta começou a fazer “publiposts” e receber por eles. Em contrapartida, diversas marcas aproveitaram a exposição para criar algum tipo de conteúdo utilizando a imagem da artesã sem a devida autorização. Percebendo a movimentação, os seguidores de Raquel começaram a notificá-la.
A partir disso, a dona do meme “3 reaix”, decidiu procurar uma advogada que mapeou todas as marcas que fizeram utilização indevida da imagem e até o momento, foram montados dois processos que envolvem 58 marcas. De drogaria até motel envolvidos, o processo tem valor questionado na Justiça de, aproximadamente, R$ 8 milhões. Entre as motivações para o processo estão os danos morais (devido ao desgaste da imagem da artesã) e danos materiais, pelo não fechamento de contratos com Raquel.
A equipe do Geek Publicitário entrou em contato com a Rappi e o Burger King e ambas empresas afirmaram que não utilizaram a imagem sem autorização, a Rappi, inclusive, afirmou não ter feito a utilização. Em nota “O Burger King informa que não têm conhecimento do caso. E até o momento, não foi notificado para prestar qualquer tipo de esclarecimento. A rede reforça que não utilizou a imagem da pessoa citada de forma não autorizada.”
A assessoria da Rappi apenas informou que “a comunicação do meme não foi feita pela Rappi”.