Mais
    InícioPublicidadeHamburgueria Underdog posta vídeo com violência contra a mulher e gera polêmica

    Hamburgueria Underdog posta vídeo com violência contra a mulher e gera polêmica

    Para promover seu negócio, hamburgueria criou uma esquete publicitária fictícia onde um dos donos aparece batendo em funcionária. Assista.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Eu me lembro claramente de uma época onde era comum termos como “humor negro”, “sátira” e “sarcasmo” algumas das desculpas para legitimar comportamentos machistas, racistas e homofóbicos. Mas graças a Deus a sociedade evolui, o que não parece ter acontecido ainda com o pessoal da hamburgueria Underdog. Isso porque nos últimos dias a hamburgueria realizou um post nas redes sociais com uma esquete fictícia, onde uma funcionária aparecia apanhando por ter feito um prato que um cliente não gostou.

    A repercussão do vídeo foi instantânea. Diversas pessoas que têm um pingo de humanidade e respeito em relação à causa da violência contra as mulheres acharam que era uma piada de péssimo gosto e começaram a denunciar o vídeo, que logo foi deletado pelo próprio Instagram por violar as regras da rede. Além disso a página foi inundada de comentários furiosos de todos os tipos por conta da publicação.

    Continua depois do anúncio

    A hamburgueira Underdog então decidiu tomar algumas atitudes, como suspender os comentários das publicações mais recentes e postar algo que passa longe de uma atitude digna de gerenciamento de crise. O criador da ideia do vídeo postou no feed um vídeo que ele intitulou como “Direito de resposta”, onde ele não demonstra qualquer arrependimento, mas tenta confrontar e reduzir as críticas a movimentos de blogueiras e youtubers.

    View this post on Instagram

    Direito de resposta 🙂

    A post shared by LA BORRATXERIA (@borratxeria) on

    Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a hamburgueria se envolve em polêmicas. Como bem lembrou a matéria publicada no site da Marie Claire, em 2017 o público se demonstrou descontente com o comportamento dos donos de exibirem uma frase solicitando aos clientes que amarrassem as crianças ao poste.

    Mas não é preciso ir muito longe para encontrar mais coisas problemáticas. No próprio Instagram da Underdog ainda é possível encontrar um vídeo onde eles mordem um sanduíche e entregam para o cliente em nome da “piada”. O mais engraçado é que eles, em nenhum momento, estão em posições desfavoráveis. No vídeo da mordida, um dos responsáveis pelo estabelecimento é quem dá a mordida, mas quem vai até a mesa dos clientes passar vergonha é a atendente. Mais uma vez, uma mulher.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Consultada pela Marie Claire, a advogada especialista em direito digital e cofundadora da Rede Feminista de Juristas Isabela Guimarães, diz que legalmente, seria passível de uma atuação no Ministério Público. “Nesse caso se identificaria que houve uma violação de direitos coletivos e se tentaria um processamento por essa área. O que não é comum, mas já aconteceu. Eu vejo muitos problemas nessa questão porque ela tem cara de produção de conteúdo publicitário, afinal de contas estamos falando de um empreendimento, um restaurante. Não é uma produção de arte autônoma. Está conectado com finalidades comerciais e lucrativas. O que faz o fato de se utilizar de uma situação delituosa, em uma publicidade, parecer bastante abusivo, descontextualizado das responsabilidades que a produção publicitária no Brasil se impõe a si mesma”.

    Nos dias atuais fica bastante complicado discutir estes assuntos, porque tudo acaba entrando no âmbito político e uma parcela da população que se recusa a rever seus próprios hábitos e convicções sempre arruma uma desculpa para justificar atitudes injustificáveis, como este vídeo. Mas São Paulo tem uma infinidade de hamburguerias, não custa nada escolher quem tem feito trabalhos legais e respeita as pessoas, as mulheres, as crianças e as críticas.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    Inspirado no universo do personagem, o restaurante terá três opções de alimentação, com uma loja com itens presenteáveis e dois espaços destinados ao público infantil

    A ação, que acontecerá entre os dias 27 e 31 de março, em todos os drive-thrus da marca espalhados pelo Brasil

    O Club C 85 ganha ainda detalhes no toe box, que remetem ao ioiô, brinquedo que o personagem usa como arma

    🔥 Em alta agora:

    Saiba como criar sua versão do PlayStation 2 usando IA

    Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial vêm permitindo que os seres humanos recriarem suas versões de diferentes formas. Com um simples comando...

    🔥 Em alta agora:

    Saiba como criar sua versão do PlayStation 2 usando IA

    Com o avanço da tecnologia, a Inteligência Artificial vêm permitindo que os seres humanos recriarem suas versões de diferentes formas. Com um simples comando...
    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,933FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade