Mais
    InícioPublicidadeRedes SociaisMoleskine se envolve em polêmica após pedir para blogueira apagar marca de...

    Moleskine se envolve em polêmica após pedir para blogueira apagar marca de post

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Eu confesso que estou com um certo medo de fazer esse post e receber um processo aleatório. Isso porque a marca de cadernetas Moleskine decidiu começar a enviar o que eu chamaria de notificação extra-judicial para blogueiros solicitando a remoção de menções à marca de publicações completamente sem contexto algum de uso comercial, ou pejorativo.

    Tudo começou quando a blogueira Marina Barbieri criou um post no site Deu Ruim, onde em meio ao texto citava a marca para se referir a uma caderneta que havia ganhado. Até aí tudo bem, é como chamar palha de aço de Bombril ou hastes flexíveis de Cotonete. Algo completamente normal, não?

    Continua depois do anúncio

    Não para a Moleskine. Algum tempo após publicar o texto, Marina recebeu um email de uma responsável pela comunicação da empresa, onde havia ordens expressas para remover a marca, por causar uma suposta confusão de uma marca com categoria de produtos. O email ainda era claro: “como marca, a Moleskine não pode ser confundida com categoria de produtos”. Veja:

    Publicação realizada pelo blog Deu Ruim e email recebido da comunicação da Moleskine no Brasil pela Marina. Crédito: Marina Barbieri – Reprodução.

    A repercussão

    Marina decidiu remover a menção à marca, mas se sentiu tão incomodada com a mensagem que compartilhou em suas redes sociais com indignação. Em pouco tempo o post viralizou no Facebook e “Moleskine” chegou a ser Trending Topic do Twitter. Uma crise enorme para a marca que não gosta de ser nomeada como categoria de produtos.

    O pedido de desculpas

    O Geek Publicitário entrou em contato com Marina e batemos um papo rapidamente com ela. De acordo com a autora do post que despertou todo o ocorrido, a marca entrou em contato novamente para se desculpar sobre o ocorrido e disse que houve um erro. “Pediram desculpas. Disseram que o e-mail foi enviado por engano, que era só para uso comercial” disse Marina ao Geek Publicitário.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    O problema é que a própria Marina ainda nos disse que recebeu relatos semelhantes de diversos outros criadores de conteúdo, informando terem passado pelo mesmo.

    [Atualizado em 23/02/2018 – 15h22] A Moleskine entrou em contato com o Geek Publicitário e reforçou que tudo não passou de um erro humano. Questionamos a marca em relação aos outros casos que teriam acontecido, a marca disse que não tem conhecimento. Apenas um outro caso pontual aconteceu, onde o criador realmente estava fazendo referência a um produto de outra marca como sendo Moleskine. Recebemos ainda um posicionamento oficial da companhia em relação a este caso, o qual reproduzimos a seguir:

    Continua depois do anúncio

    A Moleskine se pronunciou nas postagens, assumindo que houve uma falha no envio do e-mail para a Marina. Entendemos que o texto publicado no Deu Ruim cita a marca positivamente. É o tipo de lembrança que nos orgulha, quando alguém cita especificamente Moleskine como seu caderno de inspirações. Esse e-mail nunca deveria ter sido enviado a ela, uma vez que ele existe para ser usado em outras situações, bem diferentes. Já entramos em contato com ela por e-mail para explicar que não se tratava do posicionamento da marca e sim da falha de uma de nossas colaboradoras, que enviou o e-mail equivocadamente.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no YouTube:

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Além de patrocinar show gratuito em Copacabana, banco terá promoção que distribuirá 750 pares de ingressos para ambiente exclusivo

    Premiação trouxe pela primeira vez o troféu Meninas Superpoderosas, que homenageia mulheres de destaque dentro do negócio

    Vale lembrar que são permitido apenas 5 imagens geradas pela ferramenta por e-mail

    O Nova Trek Set será lançado em 28 de março de 2024, exclusivamente em Tokyo

    🔥 Em alta agora:

    Beats celebra aniversário de Anitta com desconto de 31% no Zé Delivery

    A cantora Anitta irá celebrar 31 anos de idade em 30 de março, e para comemorar o aniversário da cantora, que é uma das...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,932FãsCurtir
    140,000SeguidoresSeguir
    16,600InscritosInscrever
    Publicidade