Mais
    InรญcioPublicidadeMarcaA sua marca precisa, realmente, fazer uma piadinha no 1ยบ de abril?

    A sua marca precisa, realmente, fazer uma piadinha no 1ยบ de abril?

    EM GKPB.COM .BR โ€ข

    Publicidade

    Antigamente as empresas eram mais fechadas, sรฉrias. Quem optou por uma linguagem mais informal e prรณxima do consumidor se destacou e conseguiu fazer algo realmente diferente e empolgante. Entretanto, hoje em dia essa tรกtica ficou nรฃo sรณ banal, mas perigosa.

    ร‰ necessรกrio saber a hora de ser descontraรญdo com o seu cliente para nรฃo bancar o bobo da corte, quando se espera algo sรฉrio.ย Hoje รฉ 1ยบ de abril, conhecido como dia da mentira. E eu nรฃo recebi nenhuma mentira dos meus amigos, mesmo assim fui trollado um sem-nรบmero de vezes sรณ atรฉ o momento em que eu escrevo este post. Por quem? Empresas que eu sigo.

    Continua depois do anรบncio

    Qual o problema de mentir para o meu cliente no 1ยบ de abril?

    Bem, a questรฃo รฉ simples. Ninguรฉm gosta de ser feito de besta. A menos que vocรช seja humorista, a chance de vocรช enganar seu consumidor e ele nรฃo se sentir mal, mesmo apรณs saber que รฉ mentira, รฉ bem pequena.

    Mas tambรฉm nรฃo leve o dia assim tรฃo a sรฉrio

    Em 1ยบ de abril de 2004 o Google lanรงou um de seus maiores serviรงos hoje. O GMail. A empresa jรก tinha um histรณrico de brincadeiras na data, em funรงรฃo disso, os usuรกrios tiveram um grande perรญodo de ceticismo na real eficiรชncia do serviรงo.

    Inscreva-se para receber nossas notรญcias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Se vocรช acha exagero da minha parte, saiba que anos depois, Marissa Mayer, atual CEO do Yahoo! e VP do Google na รฉpoca afirmou que foi um dos maiores erros da histรณria da empresa.

    Portanto, por mais que vocรช tenha um anรบncio sensacional para fazer para os seus clientes, guarde por algumas horinhas e espere o dia seguinte para o anรบncio. Isso vai pode poupar grandes arrependimentos no futuro.

    Veรญculos de comunicaรงรฃo, por favor, nรฃo!

    O que tem me preocupado bastante, รฉ que veรญculos de comunicaรงรฃo tรชm aumentado cada vez mais as brincadeiras em busca de uma viralizaรงรฃo. Eu jรก perdi as contas do tanto de brincadeiras sem graรงa que vi ao longo dos anos. Esse ano, por exemplo, o campeรฃo de enganaรงรตes na minha timeline, foi um tal novo logo da Apple.

    Continua depois do anรบncio

    AppleRedesign_1

     

    Nรฃo vou me alongar neste tรณpico. Apenas fazer um pedido: jornalistas, nรฃo. Obrigado.

    Cuidado pra nรฃo perder a classe Vaga para Limpador de Bunda Trampos.co Brincar com o seu cliente nรฃo quer dizer faltar o respeito com ele. O limite do profissionalismo estรก em cada um de seus consumidores. Enquanto 368 pessoas acharam este post bacana ao ponto de compartilhar, eu fiquei uns 5 minutos parado, olhando e pensando: “Por que, Deus?”.

    Mas รฉ possรญvel o dia 1ยบ de abril ser produtivo?

    icade

    Sim, รฉ possรญvel. Apostar em enganar o consumidor implica em assumir um risco. ร“bvio que este risco estรก sujeito a intensidade de acordo com todos os itens que abordamos lรก em cima. O iCade, por exemplo, foi um produto criado em uma piada de primeiro de abril e no fim acabou se tornando um produto real.

    Mentirinha ou mentirona?

    Existe aquela mentira que tem grande probabilidade de ser real, e a mentira que obviamente รฉ uma brincadeira. Caso vocรช vรก brincar com seu consumidor prefira optar pela brincadeira รณbvia. Algo passรญvel de ser feito pela sua empresa pode causar inรบmeros problemas. Dois principais sรฃo o fato de ser mais difรญcil de desmentir a mentira para quem nรฃo acompanha sua empresa, e a descrenรงa caso um dia faรงa algo parecido.

    Continua depois do anรบncio

    Mas รฉ proibido pra todo mundo?

    Nรฃo รฉ bem assim. ร‰ preciso conhecer a fundo seu cliente. Empresas que tรชm o costume de brincar e jรก tรชm uma linguagem mais prรณxima do pรบblico, provavelmente podem conseguir tirar benefรญcios da data.

    nokia-3310-pureview
    Nokia faz brincadeira com um de seus smartphones mais famosos.

     

    A aproximaรงรฃo das marcas a seus consumidores nunca foi tรฃo grande. Por outro lado, a voz a estes internautas bombardeados por marcas 24 horas por dia criou um desejo estranho nos consumidores: Nunca as pessoas foram tรฃo tentadas a querer danificar a imagem de uma marca na internet. E quando tocamos neste assunto, todo cuidado รฉ pouco.

    Com informaรงรตes de: Gizmodo.

    Conheรงa nosso podcast

    - Publicidade -

    รšltimos stories

    Nova campanha traz nostalgia, diversรฃo e prรชmios exclusivos para encantar e entreter uma nova geraรงรฃo de fรฃs

    A venda dos ingressos comeรงarรก a partir do dia 23 de abril

    Alรฉm do 'Barbiecue', existe a possibilidade de lanรงamentos futuros como 'Kentchup'

    A intenรงรฃo da marca por trรกs do lanรงamento รฉ impulsionar as vendas durante uma das temporadas mais amada pelos brasileiros

    🔥 Em alta agora:

    Sprite X traz dois novos sabores ao McDonald’s no Brasil

    O McDonald's Brasil e a Coca-Cola sรฃo parceiros de longa data. Nรณs jรก vimos essa parceria em produtos exclusivos como os icรดnicos McFrozen de...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,898FรฃsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade