Muitas marcas estão adotando um posicionamento mais representativo, se tratando deste tema, as empresas que trabalham com cosméticos estão ganhando bastante destaque. Desta vez, a iniciativa de abrir novos discursos com o consumidor foi a Natura.
A empresa lançou um novo comercial, denominado A Primeira Vez seguindo, contendo a drag queen Penelopy Jean. O filme segue a assinatura da campanha “Toda beleza pode ser” e traz como essência a retratação do amor próprio das mulheres.
Com um monólogo cativante, a Drag constrói diversos ambientes propícios para que um indivíduo encontre a “mulher da sua vida”. Ao fim, nos relatando que essa definição de mulher está dentro de cada uma.
A agência responsável pela elaboração da campanha foi a SalveTribal Worldwide. Segundo James Scavone (Chief Creative Office): “mais do que celebrar a diversidade e contar uma boa história, o filme é sensível e surpreendente ao provocar uma reflexão sobre identidade, gênero e diversidade”, acrescentando “(O comercial) Fala de maquiagem, mas também de algo muito maior”
Diversas marcas da indústria da beleza contribuíram para a formação de um ideal feminino inalcançável. Sempre apostando em um estereótipo que enaltecia apenas um grupo seleto de mulheres. Nessas novas abordagens, conseguimos notar a preocupação dessas mesmas empresas em representar a totalidade de seu público: mulheres de todos os tipos.
Ainda há muito para aprender com esse novo posicionamento das empresas, principalmente na retratação de figuras que possibilitem a abertura de um discurso perante a sociedade. O importante é continuar valorizando esse tipo de trabalho, para que cada vez mais, outras empresas comecem a introduzir temas representativos em suas campanhas.