Quando a gente fala de machismo, uma das piadas de mau gosto mais clássicas é a associação da figura feminina à má direção no trânsito. E foi pensando justamente nisso que o pessoal do Instituto Renault decidiu apostar na ousada campanha #EuDirijoQueNemMulher, que tem como intuito ajudar no combate a este pensamento retrógrado e sem fundamento.
Como todo preconceito vem da ignorância, a campanha se baseia em dados concretos a respeito do comportamento de homens e mulheres no trânsito para comprovar que não só a mulher pode dirigir tão bem quanto o homem, como os dados comprovam que elas são, muitas vezes, ainda mais cuidadosas. Assista ao vídeo:
De acordo com o vídeo, 70% das infrações de trânsito são causadas por homens. Já quando o assunto é passar no sinal amarelo, 65% dos homens têm esta atitude, enquanto apenas 15% das mulheres fazem o mesmo. Os homens também são responsáveis pela esmagadora maioria dos acidentes de trânsito, sendo responsáveis por 71% deles.
As informações têm como base uma pesquisa realizada pela seguradora britânica Privilege Insurance e do Denatran. A criação é da Neogama.