No último final de semana a Canva anunciou uma novidade que promete abalar as estruturas do universo da criatividade no mundo todo. Depois de adquirir a Serif, responsável pelos softwares de edição gráfica Affinity, a empresa agora relança o produto como um grande aplicativo tudo-em-um gratuito. Ou melhor, no estilo freemium.
Talvez você ainda não conheça a Affinity, mas a marca representa uma suíte de aplicativos de edição gráfica que vinham se destacando como opção mais barata para softwares como Photoshop, Indesign e Illustrator da Adobe. Os aplicativos tinham como diferencial um modelo de compra única, sem precisar pagar uma assinatura mensal e o valor era bem mais acessível que as opções da Adobe. Agora, no entanto, não será necessário sequer pagar para poder começar a utilizar o aplicativo, pois ele está disponível para Windows e MacOS de forma gratuita.
Canva & Affinity
Em um evento realizado para imprensa e convidados ontem, a companhia explicou um pouco de como o software deve funcionar e surpreendeu com uma solução que parece ser muito interessante e tem tudo para ganhar o coração dos designers do Brasil. Confira o vídeo de apresentação:
“Por muito tempo, designers profissionais praticamente não tiveram escolha quanto às ferramentas que usam, desde softwares pesados que os tornam mais lentos, até assinaturas que se acumulam e fluxos de trabalho que interrompem a criatividade. Em toda a comunidade criativa, ouvimos as mesmas frustrações: um clamor por velocidade, por potência, por liberdade. Os designers pediram as ferramentas que amam, então nós os ouvimos e criamos algo melhor.”, afirma o texto no comunicado oficial da Affinity para a imprensa.
“Grátis para todos e para sempre”
 
O comunicado oficial da Affinity sobre o lançamento ainda garante que o aplicativo não é uma pegadinha para atrair assinantes. “O Affinity agora é totalmente gratuito, para sempre. A experiência completa e profissional do Affinity, disponível para todos.”, diz o texto. “Não há pegadinha, nem versão simplificada, nem segredos. As mesmas ferramentas precisas e de alto desempenho que os profissionais usam diariamente agora estão disponíveis para todos, porque a liberdade criativa não deve ter um preço.”, finaliza.
O discurso pode causar certa confusão, pois alguns dos recursos pagos do Canva, como o Canva AI Studio, devem ser ativados apenas para usuários do Canva Pro.
Dia difícil para a Adobe
A Adobe parece estar sendo vítima da estratégia que a consolidou como uma das maiores empresas de softwares gráficos do mundo: a aquisição de concorrentes. A diferença, no entanto, é que enquanto a Adobe ficou conhecida por comprar empresas e restringi-las a seu (caro) ecossistema Creative Cloud, a Canva tem se destacado entre os iniciantes no universo do design gráfico com opções acessíveis de maneira gratuita e alternativas pagas para aqueles que precisam ir um pouco além.
Enquanto a estratégia agressiva de preços da Adobe praticamente inviabilizavam os novos profissionais criativos de países em desenvolvimento como o Brasil de utilizarem o software de edição gráfica, o Canva conquistou os brasileiros das mais diferentes áreas de atuação como uma alternativa gratuita e simples do que uma suíte de edição deveria ser. Com a chegada dos softwares da Affinity, a Canva agora dá uma atenção maior aos criativos profissionais e chega com créditos para isso.
“O novíssimo Affinity foi desenvolvido em estreita colaboração com sua comunidade de criadores, moldado por milhares de conversas, solicitações de recursos e ideias compartilhadas. Orientado pelo Conselho Consultivo de Designers da Canva Esta versão reflete o que os profissionais nos disseram ser mais importante: desempenho, confiabilidade e liberdade criativa”, disse a Affinity.
A unificação dos aplicativos, inclusive, olha pra outra companhia que tem conseguido se destacar diante do domínio da Adobe na área de softwares profissionais para criatividade, o Figma. Muitos usuários partiram para os softwares da Figma justamente por sua capacidade modular de agregar diferentes possibilidades de trabalhar com edição gráfica, indo desde a concepção inicial do projeto até o produto final. A Figma, inclusive, foi bastante inovadora e bem-sucedida em trabalhar o conceito freemium. Ainda assim, a maior afetada pelo Canva neste primeiro momento parece ser a Creative Cloud.
Como baixar o novo Affinity 3
Se você se interessou pelo novo Affinity e quer experimentar o aplicativo de maneira totalmente gratuita, pode baixar as versões para MacOS e Windows diretamente do site oficial clicando aqui.
 
 
             
        
