Na última segunda-feira, 28, o portal Footy Headlines, site especializado em camisas de futebol e conhecido por antecipar novos uniformes, anunciou que a seleção brasileira poderá ter um uniforme vermelho como segundo uniforme em 2026.
Segundo informações, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aprovou, no ano passado, o modelo que poderá ser utilizado na disputa pelo próximo Mundial. O novo modelo chega como segundo uniforme, substituindo o modelo já conhecido que é tradicionalmente azul. Além da cor, outra novidade é o logo da Jordan no lugar do símbolo da fornecedora.
Aparentemente, a decisão do lançamento ocorreu a partir da ligação da cor à identidade nacional do Brasil. Apesar de muitos não saberem, o nome país vem de ‘Pau-Brasil’, uma árvore nativa do território brasileiro famosa por sua rica cor vermelha. Nesse sentido, ‘Brasil’ significa literalmente ‘vermelho’.
Essa não seria a primeira vez em que o time levaria a cor vermelha para uma partida oficial. Em 1917, em uma partida contra o Chile, a seleção entrou em campo com a cor vermelha, visto que na época, ambos os times usavam a cor branca, o que poderia confundir os torcedores.
A segunda ocasião em que o Brasil usou, foi em 1936 durante uma disputa contra o Peru na Argentina. Ne época os times também possuíam uniformes brancos, o que fez com que os jogadores brasileiros optassem por usar blusas do Independiente, que carrega a cor vermelha.
Em 2016, os brasileiros também tiveram a oportunidade de conhecer uma edição especial vermelha e preta que foi lançada pela Jordan em um kit especial que foi distribuído em poucas unidades, se tornando um item raro.
É importante ressaltar que até o momento, não há nenhuma confirmação verídica de que a nova blusa será utilizada pela seleção brasileira.