Início Publicidade TV Dayse derrota o machismo e vence MasterChef Profissionais

Dayse derrota o machismo e vence MasterChef Profissionais

A primeira edição do MasterChef Profissionais chegou ao fim na madrugada desta quarta-feira consagrando Dayse vencedora em um resultado apertado que vingou não só a moça, mas todos os telespectadores que se sentiram ofendidos com os comentários machistas realizados pelos participantes durante o programa.

Machismo vs Cozinha

machismo-dayse-masterchef-cozinha-marcelo-ivo-dario-ribs
Cuidado. Frágil. Ego de homem – Reprodução – Ribs

Dário, Ivo e Marcelo protagonizaram alguns dos momentos mais infelizes, para não dizer completamente ridículos, ao desdenharem por diversas vezes da participante. Em um dos momentos mais icônicos, Ivo chegou a mandar a Dayse limpar o chão, quando a participante se queixou de que não a deixavam fazer nada.

O resultado foi uma comoção generalizada nas redes sociais em favor da Dayse, que chegou a se tornar uma espécie de simbolismo da luta contra o machismo nos últimos episódios do programa.

Continua depois do anúncio

#GanhaDayse

Tamanha comoção foi constatada durante o último episódio. Durante a votação pelas hashtags #GanhaDayse ou #GanhaMarcelo, a Dayse chegou a registrar mais 88% dos tuítes em seu favor.

Continua depois do anúncio

O assunto do machismo foi parar na cozinha do MasterChef pela primeira vez por meio do discurso da Ana Paula Padrão nos minutos finais do programa. À Dayse, Ana Paula chegou a dizer com todas as letras que admirava a coragem da participante em se inserir em um mercado tão machista, quanto a cozinha profissional. Paola Carosella continuou o tom em um belo discurso, onde classificou os comentários que as mulheres recebem na cozinha como “idiotices”.

Quase que uma apuração de escola de samba

Continua depois do anúncio

No fim das contas, a produção do programa decidiu mudar a forma de anunciar o vencedor do MasterChef. Ao invés de simplesmente mencionar o campeão, o resultado foi sendo contabilizado nota a nota. Talvez uma tentativa de mostrar que (que é definido ainda durante a gravação da final, com antecedência, e registrado em cartório) não era para atender aos anseios do público, mas sim de caráter técnico.

Primeiro no Twitter? Não, pera.

Assim como aconteceu na segunda edição do MasterChef Brasil o vecedor deveria aparecer primeiro para os seguidores da TIM e do MasterChef no Twitter, no entanto, sabe lá de quem foi a péssima ideia de fazer isso com o app Periscope. Sabe quantas pessoas assistem a um Periscope enquanto estão aguardando ansiosamente por um resultado na TV? Então… pouquíssimas.

Continua depois do anúncio

Além do mais, não ficou exatamente claro que o vídeo que estava acontecendo ao vivo no Periscope iria trazer o resultado do MasterChef com antecedência. Muitos internautas (incluindo eu mesmo) chegaram a pensar que o tweet com o vencedor não tinha entrado por algum erro.

Continua depois do anúncio

Audiência fraca na web e na TV

O Twitter, aliás, não empolgou com a final da que eu considero uma das melhores edições do MasterChef Brasil. Se na segunda e terceira temporada do programa com amadores, a contagem dos tuítes ultrapassou a barreira de um milhão, desta vez o marcador oficial no canto superior indicava 345 mil menções até o encerramento do programa.

Continua depois do anúncio

Na TV o programa também não foi tão bem quanto em outras edições. De acordo com a medição da GFK, até o momento do anúncio do campeão, o MasterChef estava abaixo da programação do SBT, que vinha em alta atípica com a transmissão do show de Cúmplices de um Resgate.

https://twitter.com/fabiowaj/status/808871208397770753

Continua depois do anúncio

MasterChef Profissionais

O MasterChef Profissionais chega ao fim com uma qualidade que eu tinha visto ficar lá atrás desde a popularidade que a segunda edição ganhou ainda em 2015. Os participantes da edição profissional resgataram o espírito do formato que é buscar um cozinheiro de qualidade, não o novo socialite dos eventos de gastronomia, financiamentos coletivos furados e canais do youtube.

E ainda conseguiu passar uma boa mensagem aos machistas da cozinha. Acho que com isso o saldo não poderia ser mais positivo.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile