Durante a décima edição do Youtube Brandcast, o evento do Youtube direcionado para o mercado publicitário, o Google apresentou uma série de informações relevantes a respeito da penetração da plataforma na vida dos brasileiros. Entre os principais destaques está o fato de que os criadores de conteúdo e o Youtube estão remodelando a maneira como o consumidor brasileiro está utilizando a televisão, saindo de um modelo de consumo passivo, para um novo momento em que ele define seu próprio prime time através das TVs conectadas, as CTVs. Neste ambiente o Youtube domina. A plataforma tem nada menos que 57% de participação.
A relação do consumidor com o vídeo mudou para sempre. Não por acaso, o Youtube é a meio plataforma de vídeo online no Brasil e a mais assistida em todas as telas. Na TV conectada, portanto, é onde está o maior destaque. Mias de 75 milhões de brasileiros assistem ao Youtube. Essa é também a tela em que o tempo de exibição do Youtube mais cresce desde antes da pandemia. Em média são consumidas mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do Youtube na televisão diariamente.
Sucesso com a Geração Z
A plataforma é a número 1 entre os brasileiros com 18 anos ou mais. Entre este público há mais pessoas assistindo ao Youtube durante a semana do que em cada uma das cinco principais emissoras de TV aberta do país, conforme levantamento TGI, da Kantar/Ibope.
Enquanto muito se fala sobre a penetração do Tiktok na Geração Z, o Youtube não fica atrás. De acordo com a companhia, 96% dos jovens desta geração afirmaram assistir a vídeos curtos ou longos na plataforma. Este é um dos grandes diferenciais do Youtube, inclusive. A possibilidade de exibição de conteúdo em absolutamente todos os tamanhos de tela e uma grande infinidade de aparelhos.
Resultados para o negócio
De acordo com o Google, o Youtube permite um ambiente onde a voz do anunciante é mais eficiente e relevante, gerando mais impacto para os negócios. Uma pesquisa da Kantar mostrou que 85% dos consumidores brasileiros concordam que a publicidade em vídeos do Youtube os apresenta novas marcas ou produtos, mais do que anúncios em outras plataformas.
É neste sentido que o Youtube vem investindo pesado em eventos ao vivo que fazem sucesso com os anunciantes. A recém divulgada transmissão do Brasileirão 2025 já conta com 7 patrocinadores fechados: Casas Bahia, Claro, Hypera, McDonald’s, PagBank, Stellantis e Unilever.