A BRF, empresa responsável pela marca Perdigão, anunciou que entrou com um processo contra a atriz e influenciadora Rafa Kalimann por quebra de contrato de exclusividade após notar que Kalimann apareceu comendo produtos de sua concorrente Seara em um camarote no Rio de Janeiro.
Apesar de o processo só ter vindo à tona agora, o caso teria acontecido ainda em fevereiro, quando Rafa Kalimann foi vista em frente a um carrinho de cachorro-quente da Seara, onde aparece comendo, dando entrevista e pousando para fotos e vídeos.
A redação do GKPB encontrou pelo menos três vídeos [vídeo 1, vídeo 2 e vídeo 3] no perfil da Seara no Instagram em que a influenciadora aparece interagindo com o espaço e o produto da concorrente da Perdigão. Em alguns trechos é possível ver que Rafa concede entrevista à marca. Não fica claro, no entanto, que a influenciadora tenha recebido valores para realizar estas interações. Em camarotes é comum ver uma infinidade de marcas participantes e, muitas vezes, a interação passa despercebida de uma publicidade.
O que disse a Perdigão
De acordo com o Notícias da TV, a marca afirmou que entrou em contato por diversas vezes com Rafa Kalimann e sua agência Icone Talents, tendo realizado até mesmo o envio de uma notificação extrajudicial, que teria sido ignorada.
“Portanto, é nítido o total descaso com que a Executada vem tratando a situação, sem dar qualquer previsão quanto ao adimplemento de sua dívida, demonstrando claramente a intenção de não quitar a multa contratual, motivo pelo qual não restou alternativa à Exequente, senão requerer a este Juízo que seja a Executada compelido a efetuar o imediato pagamento do débito em aberto.”, teria afirmado Perdigão ao portal.
Como funciona um contrato de exclusividade entre marca e influenciador
Quando um influenciador fecha uma parceria paga com uma determinada marca, é comum que as contratantes peçam em contrato algum tipo de exclusividade, que muitas vezes exige que o artista não realize parcerias com outras marcas do mesmo segmento antes ou depois do prazo para a execução do objeto do contrato.
O que disse Rafa Kalimann
Ao Notícias da TV, a equipe de Rafa Kalimann informou que recebeu o contato da reportagem com surpresa e disse desconhecer o assunto. Depois de alguns dias, enviou uma nota sobre o assunto da quebra de exclusividade.
“Rafa sempre cumpriu com todos os seus deveres profissionais com rigor e dedicação. Desde que a atriz foi surpreendida por essa ação, fizemos contato imediato com a Perdigão para encontrar uma solução satisfatória a fim de sanar qualquer eventual dúvida. Continuamos comprometidos em resolver a situação de forma justa e transparente.”
Valor da Multa
Ainda de acordo com informações do Notícias da TV, a BRF contratou a influenciadora para realizar publicidade em suas redes sociais na época do Natal por R$ 190 mil. Agora a marca pede o ressarcimento do valor, com multa de 120% do valor do contrato, totalizando R$ 418 mil. O valor ainda deve ficar mais alto, considerando custos processuais e correções. O pedido ainda precisa ser apreciado pela justiça.
Quem se deu bem, foi a Seara…
A Seara foi uma das patrocinadoras mais faladas do Big Brother Brasil neste ano. O programa tem uma forte ligação com Rafa Kalimann, sendo responsável por dar visibilidade nacional fora da bolha das redes sociais à artista. A marca ainda utilizou vários outros ex participantes do reality da Globo em sua comunicação durante o período de Carnaval, trazendo nomes como Gil do Vigor, Sabrina Sato e Sarah Andrade. A presença de Kalimann não só contribuiu para a estratégia, como ainda deve gerar mídia espontânea durante a repercussão do caso.