No palco do Google Cloud Next, evento do Google para discutir o futuro da computação em nuvem, o Google e a WPP anunciaram uma nova parceria que promete redefinir o marketing por meio da integração dos modelos Gemini, do Google, com o WPP Open, sistema operacional de marketing alimentado por IA da WPP e já utilizado por marcas como Coca-Cola, L’Oreal e Nestlé.
Combinando a profunda experiência do Google em análise de dados, tecnologia de IA generativa e segurança cibernética com os recursos de marketing de ponta a ponta, escala criativa global e entendimento das marcas de seus clientes da WPP, essa collab busca promover uma mudança radical na eficiência do marketing.
As ferramentas avançadas de IA de geração do Google Cloud serão usadas com os dados proprietários de marketing e publicidade da WPP. Isso permitirá que os clientes da WPP criem conteúdo específico de marca e produto usando IA generativa, obtenham insights mais profundos sobre seus públicos-alvo, prevejam e expliquem com precisão a eficácia do conteúdo e otimizem campanhas com processos adaptativos contínuos.
Aplicando as décadas de experiência da WPP atendendo clientes corporativos, o WPP Open se integra a qualquer cliente, parceiro ou fornecedor de tecnologia para criar recursos de marketing otimizados e automatizados.
Esta primeira fase da parceria se concentra no desenvolvimento dos seguintes quatro casos de utilização:
Criatividade aprimorada com o WPP Open Creative Studio
O WPP integrou a tecnologia Gemini 1.5 Pro do Google ao Creative Studio, seu aplicativo de IA de geração que faz parte do WPP Open e que ajuda em tarefas como escrever manchetes e transformar um esboço em uma imagem. A grande janela de contexto do Gemini 1.5 Pro, que permite executar um milhão de tokens de informações de forma consistente, significa que mais conteúdo e diretrizes da marca podem ser usados para prompts, como paleta de cores, fontes, voz e até campanhas de marketing passadas de uma marca. Isso permite o desenvolvimento de interfaces de usuário muito mais ricas e dinâmicas e, entendendo melhor a marca, conteúdos mais criativos e on-brand podem ser desenvolvidos.
Otimização de conteúdo mais inteligente
A WPP atualizou seu AI Performance Brain – um serviço que usa IA para prever o desempenho do conteúdo de marketing – integrando o Gemini 1.5 Pro para melhorar a maneira como o sistema prevê o sucesso do conteúdo de marketing, mesmo antes da ativação da campanha. Essa atualização torna as previsões mais rápidas e muito mais precisas, e permite o raciocínio por trás das previsões, o que oferece recomendações superiores para melhorar o conteúdo. Essa poderosa ferramenta tem o potencial de liberar milhões de dólares para as marcas reinvestirem apenas nas campanhas de melhor desempenho.
Narração de IA
O WPP está levando as soluções de descrição de vídeo para outro nível, sendo pioneiro em recursos de streaming em tempo real para descrição e narração. O sistema usa o Gemini 1.5 Pro para criar automaticamente scripts de narração de vídeo personalizáveis. Esses roteiros são então enviados para ElevenLabs, um parceiro WPP, que gera uma voz realista para a narração. Este processo torna a criação de vídeo mais rápida, mais eficiente e permite um toque personalizado.
Representação de produto hiper-realista
WPP está redefinindo a representação de produto usando IA generativa para criar melhores imagens de produto. Este sistema usa os formatos de arquivo 3D Gemini 1.5 Pro e Universal Scene Description para não apenas entender as diretrizes de estilo de uma marca (logotipos, fontes, cores, etc.), mas também para incorporar a forma, o design e a embalagem de um produto real. O resultado é uma imagem de produto detalhada em 3D e compatível com a marca, perfeita para marketing e publicidade.
“Esta colaboração marca um momento crucial na inovação de marketing. Nossa integração do Gemini 1.5 Pro ao WPP Open acelerou significativamente nossa inovação de IA de geração e nos permite fazer coisas com as quais só poderíamos sonhar alguns meses atrás. Com os modelos Gemini, não só somos capazes de melhorar as tarefas de marketing tradicionais, mas também de integrar o processo de marketing de ponta a ponta para otimização contínua e adaptativa. Acredito que isso será um divisor de águas para nossos clientes e para a indústria de marketing em geral.”, disse Stephan Pretorius, ChiefTechnologyOfficer da WPP.
“A IA tem o potencial de desbloquear novos níveis de eficácia para os profissionais de marketing, seja otimizandocampanhas, automatizando tarefas repetitivas como descrições de marca ou provocando ideias totalmente novas. Esta parceria traz o poder dos recursos de IA de geração do Google Cloud junto com a profunda experiência de domínio de marketing da WPP para ajudar nossos clientes em comum a criar campanhas melhores que ressoam com os consumidores de uma maneira mais profunda.”, disse Thomas Kurian, CEOdo Google Cloud.
A mudança faz parte do investimento anual contínuo da WPP de 250 milhões de libras em IA, dados e tecnologia, e sua estratégia para capitalizar sua liderança no espaço em parceria com especialistas em IA como o Google.