A 3ª temporada do MasterChef Brasil chegou ao fim hoje, consagrando o Leonardo Young como o grande vencedor depois de 5 longos meses de provas que reuniram 21 cozinheiros amadores que foram ao ar nas noites de terça na Band.
Leonardo garantiu um curso na escola de gastronomia mais respeitadas do mundo, a Le Cordon Bleu em Paris, 150 mil reais e o simbólico troféu MasterChef.
Leo vs Bruna
Um dos principais diferenciais do MasterChef é que ele não é um programa definido por afinidade, ou voto popular. Mas sim por quesitos técnicos de jurados especialistas, que tomam decisões com base nos pratos apresentados. Por esse motivo, muitas vezes o resultado não agrada à maioria do público.
Mas esse não foi o caso. De alguma forma inacreditável, Bruna Chaves conseguiu conquistar a antipatia de grande parte dos internautas e entusiastas do programa com seu jeito alegre e extrovertido. Leonardo, sua antítese, portanto era o grande favorito pelo público que, ainda bem, entrou em um acordo com os jurados no resultado.
Adeus, continuidade no ao vivo
Aparentemente a Band decidiu abolir a ideia de continuidade do programa e explicar ao expectador de uma vez que as provas são gravadas e somente o anúncio do vencedor é que é ao vivo.
Eu tenho bons motivos para acreditar que esta atitude foi tomada após o episódio com o menino Lorenzo, onde ele compareceu à final da edição MasterChef Junior com o cabelo cortado, enquanto nas cenas gravadas ainda estava com o cabelo maior.
Audiência menor
O último episódio consagrou o reality como o principal player da categoria no país e mostrou amadurecimento da Band para alguns pontos, mas a audiência do programa não conseguiu se sustentar no mesmo patamar do ano passado.
Nós já havíamos comentado aqui que o excesso de apostas da Band na franquia acabou gerando um desinteresse de parte do público. Algo notável no evento de hoje. A final do MasterChef teve média de 8 pontos, com pico de 9.5. O que é bem abaixo do ano passado (10 de média e 12 de pico) e próximo à primeira edição (9 de pico).
Se no Ibope os resultados apresentavam uma queda, com o Twitter não foi diferente. Mesmo com os esforços da emissora em potencializar os tweets com personalidades como Thaynara OG, Maju Trindade e Lua Blanco para a final, o número não alcançou a marca do ano passado, alcançando 1,4 milhões, contra 1,7 milhões de 2015.
Ainda assim o MasterChef ainda é uma das melhores produções da TV aberta e já tem nova temporada apenas com profissionais, prevista para estrear em Outubro.