Início Publicidade Diversidade Chapa Coletiva propõe gestão colaborativa do Clube de Criação

Chapa Coletiva propõe gestão colaborativa do Clube de Criação

Chapa aposta na presidência coletiva para a administração do clube

Há cerca de dois anos nós falamos aqui da Chapa Preta, que propunha uma mudança necessária no Clube de Criação, garantindo uma gestão feita 100% por pessoas negras. O resultado foi uma vitória muito celebrada por todos aqueles que gostariam de ver o mercado da criatividade mais representativo. Agora, dois anos depois, a Chapa Preta continua candidata à reeleição com todos os feitos dos últimos anos a seu favor, mas o Clube acaba de receber uma outra candidatura de peso para sua próxima gestão: a Chapa Coletiva.

Como o próprio nome indica, a ideia da Chapa Coletiva é criar uma gestão com presidência coletiva, onde todos os integrantes da chapa possam ter voz e autonomia; além de construir um ambiente onde o público possa participar ativamente com ideias que terão sua viabilidade considerada.

Continua depois do anúncio

“Todos os integrantes da chapa são candidatos a presidente. E outras pessoas também. Inclusive você, se quiser. Mandato participativo. Mais ideias na mesa, mais gente atuando, mais gente pensando no que é melhor para o Clube, para o mercado criativo das agências grandes e pequenas, das produtoras de áudio e vídeo, creators, pra fora do eixo SP”, afirmou Felipe Silva, Partner e Diretor de Criação da Gana em publicação no Linkedin.

O Clube de Criação

O Clube de Criação é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1975 e que, anualmente, realiza um dos festivais de criatividade mais importantes e celebrados do país, tendo, ainda, o seu anuário como registro histórico dos trabalhos mais criativos da área.

Continua depois do anúncio

Chapa Coletiva

Para o seu lançamento, a Chapa Coletiva criou um manifesto, explicando o motivo de sua existência, onde se lê:

“Se um Clube é um coletivo, por que não um coletivo presidente?
Afinal, uma ideia pode até começar só com uma pessoa, mas ela só acontece quando todos participam.
E, num Clube feito de ideias, com uma história feita de pessoas, no plural, não dá pra ser diferente.
Evoluímos muito, e acreditamos que podemos evoluir ainda mais, especialmente quando essa evolução é coletiva.
É nesse contexto que nasce a Chapa Coletiva.
Se sempre existiu presidência, aqui existem presidências.
Para a colaboração de cada um se somar em prol da grandiosidade do Clube. E, com isso, mantermos o significado dessa palavra viva:
“Associação de pessoas para um fim comum ou com um interesse partilhado.”
Unimos diferentes gerações, áreas, pontos de vista. Porque, somos um coletivo, somos um Clube.”

Continua depois do anúncio

Além de Felipe, que se tornou uma das maiores vozes do universo da Comunicação nos últimos anos, a Chapa Coletiva (Chapa 2) traz ainda alguns dos nomes que vimos integrar a Chapa Preta, como Heitor Caetano e Jessyca Silva e outros grandes nomes do mercado dispostos a dialogar e representar as demandas da comunidade. Confira a seguir todos os integrantes da chapa.

  • Tati Nascimento – Sócia-fundadora da Janga
  • Felipe Silva – Partner e Diretor de Criação da Gana
  • Heitor Caetano – Diretor de Criação da DPZ
  • Andressa Cruz – Redatora da AKQA
  • Jessyca Silva – Redatora da VMLY&R
  • Epaminondas Paulino – Redator da GALERIA.AG
  • Carla Cancellara – Diretora Executiva de Criação da F.biz
  • Toni Fernandes – Sócio e Diretor de Criação da monkey-land
  • Mariana Youssef – Diretora de Cena da Saigon Brasil
  • João Caetano – Diretor Executivo de Criação da Grey Brasil
  • Mariana Sá – CCO da Artplan São Paulo
  • Romero Cavalcanti – Diretor de Criação da Energy BBDO.

As propostas da Chapa Coletiva estão em desenvolvimento, havendo contato com outras entidades e instituições do mercado. Entre algumas delas, destacam-se:

Continua depois do anúncio
  • Conselho Coletivo, visando a participação colaborativa de representantes de agências, produtoras, clientes, instituições de ensino e ademais, prezando pela diversidade em sua formação;
  • Parceria com entidades setoriais, visando promover e publicar pesquisas com dados estatísticos sobre a diversidade na propaganda;
  • Descentralizar os trabalhos feitos com agências junto ao Clube, com a ideia de que todas as agências podem participar da construção coletiva da entidade. Não escolhendo apenas uma agência para o Clube de Criação, mas sim várias.
  • Promover, anualmente, uma análise de diversidade das peças premiadas no anuário;
  • Criar estrelas regionais para premiar agências e clientes fora do eixo RJ/SP, e convidar profissionais de outros estados para compor o júri do Anuário;

“Já tivemos muitos avanços importantíssimos nos últimos anos. Trazemos essa candidatura para fortalecer a democracia no mercado e continuar evoluindo rumo a um futuro ainda mais brilhante.”, afirmou Carla Cancellara, Diretora Executiva de Criação na F.biz em seu perfil no Linkedin.

A chapa vencedora terá o direito de realizar a gestão do Clube de Criação por dois anos. A votação será online, das 10h às 17h do dia 04 de setembro. Somente sócios com a anuidade em dia estão aptos a votar. Não votam nem podem se candidatar sócio estudante, sócio professor e sócio corporativo.

Continua depois do anúncio

Quer enviar propostas para a Chapa Coletiva ou ser representante do Conselho Coletivo? Entre em contato via e-mail.

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile