Em um cenário onde a maioria das pessoas buscam informações e orientações na internet, quando o assunto é primeiros socorros, qualquer segundo de atraso pode custar uma vida. Por isso, a Pague Menos, que foi uma das patrocinadoras do BBB23, lança o inédito movimento NO AD, que retira anúncios de conteúdos urgentes ligados à saúde.
Em parceria com agência Lew’Lara\TBWA, a rede de farmácias realizou um estudo detalhado para conceber esse projeto, no qual mapeou situações de emergência que demandam ação imediata, como massagem cardíaca, manobra de engasgo, respiração boca a boca, estancar sangramento, entre outras.
Nesse sentido, propôs aos criadores de conteúdo relacionados a essas situações para desmonetizarem seus vídeos, enquanto a Pague Menos assume a responsabilidade de remunerá-los com um valor determinado, substituindo assim o potencial lucro proveniente de anúncios. Veja:
“Investir em propaganda é indispensável, mas em alguns casos ela pode ser repensada em prol de um bem maior que é a saúde das pessoas. A princípio, a ideia sofreu resistência muito grande, com diversas negativas, até se tornar realidade. Agora, queremos convidar outras empresas e indústrias do setor, que também acreditam que a saúde está em primeiro lugar, para fazer parte do movimento e nos ajudar a salvar vidas. No momento de emergência, todo segundo conta, e isso não tem preço”, comenta Renato Camargo, vice-presidente de Clientes na Pague Menos & Extrafarma.
A campanha NO AD é impulsionada como um movimento para incentivar outras empresas, marcas, plataformas e criadores a se unirem a essa corrente do bem, evitando a veiculação de anúncios em formatos que antecedem vídeos de primeiros socorros ou orientações que têm o potencial de salvar vidas.
A marca obteve sucesso ao fechar parceria com os canais Descomplica Enfermagem, Medical TV e o canal do Professor Emerson Marques, resultando em mais de 15 vídeos desmonetizados. Esses vídeos podem ser conferidos na página oficial do projeto no portal Sempre Bem. A Pague Menos e todos os envolvidos na iniciativa alertam que os vídeos são recursos de último caso. Para qualquer emergência, orienta-se procurar os bombeiros ou o SAMU pelo 192.
A NO AD se soma às outras ações da rede farmacêutica em prol da saúde da população. Entre elas, destaca-se a plataforma Sempre Bem, que oferece conteúdo educacional abrangente e repleto de informações para promover a saúde e o bem-estar. Além disso, a empresa lançou o podcast PodSempre, uma iniciativa inovadora no varejo, que disponibiliza conteúdos relacionados à saúde, beleza, qualidade de vida e comportamento.