Mais
    InícioPublicidadeDiversidadeNike e Nix Diversidade apontam crescimento dos coletivos de esporte LGBTQIA+ em...

    Nike e Nix Diversidade apontam crescimento dos coletivos de esporte LGBTQIA+ em estudo

    Além das modalidades tradicionais, como futebol, vôlei, handebol, basquete e corrida, coletivos de “gaymada”, eventos esportivos e torcidas de futebol são destaque no mapeamento

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    Embora ainda existam muitas batalhas pela frente, felizmente o público LGBTQIA+ ganha cada vez mais espaço no mundo dos esportes. Em 2022, a NIX Diversidade, com o apoio da Nike, realizou um mapeamento inédito de coletivos inclusivos, com foco na região metropolitana de São Paulo, no qual foram identificados grupos que promovem acesso ao esporte para a população LGBTQIA+.

    Com o objetivo de tornar o esporte um hábito diário para todas as pessoas e reafirmar o compromisso em estimular iniciativas junto à comunidade, a nova etapa do mapeamento aponta o surgimento de novos coletivos ao redor do país, além de incluir eventos esportivos e torcidas de futebol da comunidade LGBTQIA+.

    Continua depois do anúncio

    “Com os conhecimentos e as vivências acumuladas ao longo desses anos de imersão para melhor compreensão da relação da comunidade LGBTQIA+ com o esporte em suas diferentes dimensões, acreditamos no potencial dessas iniciativas como umas das principais estratégias em prol da disseminação e valorização da cultura esportiva no país”, relata Bruno Teixeira, gerente sênior de Propósito da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

    O estudo recém-lançado “Reflexões sobre mapeamentos de coletivos, eventos e torcidas de futebol LGBTQIA+” mostra que os coletivos LGBTQIA+ representam o principal movimento para ampliar o acesso ao esporte, evidenciando um crescimento expressivo dessas iniciativas. O número de coletivos esportivos LGBTQIA+ cadastrados no mapeamento, por exemplo, aumentou de cerca de 60 para 124, desde o primeiro estudo em 2022. Outro avanço identificado é a realização de amistosos, encontros e torneios para prática do esporte amador e recreativo. A organização de torcidas no futebol, uma das principais expressões da participação da comunidade LGBTQIA+, também colabora para que a modalidade seja, de fato, a paixão nacional de todos os brasileiros.

    Veja também:  Aplicativo da Nike é lançado no Brasil
    Coletivo “Meninos Bons de Bola” | Foto: @brskphoto

    “Ano passado pudemos realizar um resgate histórico do esporte no país a partir da perspectiva LGBTQIA+, além do levantamento que indicou que 42,8% da comunidade não tem acesso a práticas esportivas. Agora com o melhor entendimento das dinâmicas dos coletivos, eventos e torcidas, queremos trazer mais luz aos desafios e oportunidades levantadas pela comunidade”, comenta Fabrício Addeo Ramos, diretor da Nix Diversidade.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    Coletivos de esporte LGBTQIA+

    Apesar dos grupos estarem em maioria nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os coletivos cadastrados no mapeamento abrangem o território nacional e mostram a pluralidade das modalidades. Dos 124 coletivos mapeados até o momento, eles estão presentes em 8 Estados, incluindo o Distrito Federal, e divididos em 24 modalidades, sendo que alguns deles podem praticar até mais de uma. São elas:

    • 64 coletivos de futebol, fut7 e futsal;
    • 50 coletivos de vôlei;
    • 13 coletivos de gaymada;
    • 9 coletivos de handebol;
    • 3 coletivos de basquete, corrida e vôlei de praia.
    Coletivo Angels Volley | Foto: @mavo

    Para um coletivo fazer parte do mapeamento, é necessário ser além de uma reunião de pessoas para a prática de atividade física ou modalidade esportiva. O coletivo também precisa se autodeclarar como parte de algum segmento LGBTQIA+, ser formado predominantemente por pessoas desse grupo social, realizar publicidade de suas atividades via algum meio de comunicação (redes sociais, sites, grupos no WhatsApp e entre outras) e praticar atividades organizadas com periodicidade.

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Nike São Paulo Run: inscrições já estão abertas

    Eventos inclusivos de esporte LGBTQIA+

    Simultaneamente com os coletivos, crescem os eventos esportivos voltados para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Atualmente, destacam-se os eventos em torno das modalidades de gaymada, futebol, vôlei e handebol. Até 2022, foram realizados 37 eventos em 20 modalidades esportivas, e a projeção até 2024 (eventos anunciados) é de 44 eventos em 29 modalidades.

    Casa Florescer | Foto: @mavo

    Para que o evento possa ser cadastrado no mapeamento, ele deve ser direcionado majoritariamente para a comunidade LGBTQIA+, e acontecer no formato lúdico e recreativo ou visar competitividade e performance, contemplando obrigatoriamente uma modalidade esportiva ou atividade física.

    Os eventos esportivos tornaram-se uma tendência para o maior desenvolvimento do esporte junto à comunidade. Dito isso, com o crescimento de coletivos e eventos, práticas esportivas com foco mais voltado à diversão e socialização vêm ganhando evidência, como foi o caso da gaymada.

    Continua depois do anúncio

    A “Gaymada

    Uma atividade recreativa que encontrou perfeita identificação com a comunidade LGTBQIA+ é a gaymada, conhecida também como queimada. Uma das principais indicações da adesão crescente a este esporte, é o fato de ser inclusivo aos diversos corpos e gêneros, além de remeter à uma memória afetiva na educação física escolar, porém sem ocorrer a separação por gênero e sem regras rígidas de um esporte tradicional.

    Por ser realizada com facilidade em quadras, praças e outros espaços públicos, a gaymada é uma das práticas esportivas mais democráticas da comunidade. Além disso, a atividade permite o jogador explorar sua performance no jogo de diversas formas, possibilitando uma expressão performática dos participantes e se tornando uma expressão cultural única.

    Veja também:  MorumBIS: Mondelez e São Paulo fecham acordo de naming rights

    As torcidas de Futebol

    Outro movimento importante para a maior inclusão da comunidade no esporte acontece por meio da organização das torcidas de futebol. Este esporte faz parte do cotidiano de muitas pessoas e também ajuda a uni-las socialmente.

    Apesar do ambiente do futebol masculino não ser inclusivo, a vontade de torcer pelo time favorito acaba ultrapassando os preconceitos, tornando-se uma manifestação cultural e um grito de resistência. Ainda que publicamente presente apenas nas redes sociais por conta do receio de violência física nos estádios, a existência das torcidas LGBTQIA+ colabora para que o futebol avance para se tornar, de fato, um esporte para todos.

    Continua depois do anúncio

    Sob este contexto, surge o mapeamento específico das torcidas como forma de contribuir com a visibilidade e crescimento dessas iniciativas.

    Como contribuir com o mapeamento

    O mapeamento dos coletivos, eventos esportivos e torcidas estão disponíveis no site da Nix Diversidade (clique aqui para acessar). Os visitantes podem contribuir com a atualização das ferramentas digitais ao indicar outras iniciativas com abordagem similar. Há coletivos e eventos de diferentes modalidades e com perfis de participantes gays, lésbicas, transexuais e bissexuais. As torcidas são apresentadas por clubes e localidades. Além disso, as pessoas também são incentivadas a interagir diretamente com os grupos por meio dos canais de comunicação que são disponibilizados.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,862FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade