No último dia 10 aconteceu a final da Champions League e ontem quem estava passeando pelo Facebook se deparou com uma versão de foto de perfil um tanto quanto diferente na página da Heineken, com a tipografia da marca apresentando o nome “Haignen”. O que esses dois fatos tem em comum?
Acontece que durante a partida final do campeonato, entre os times Manchester City e Inter de Milão, o narrador André Henning pareceu ter errado o nome da patrocinadora durante sua narração. “É a rapaziada só curtindo aquela Haignen!”, disse o narrador, que logo foi interrompido por seus colegas que não entenderam muito bem o que aconteceu.
É óbvio que a Internet não deixou passar batido e um dos cortes com o deslize do narrador já ultrapassa o número de 260 mil visualizações em uma publicação do TNT Sports no Twitter, enquanto nos comentários as pessoas seguem complementando o restante das falas de André durante a partida: “Hakinen”, “Heguinen” e “verdinha”.
HAHAHAHAHA Tá tudo bem aí, André Henning? O clima começou tão tenso que o André até errou o nome do patrocinador. Quem aí viu também? pic.twitter.com/Xdlh8aQnat
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) June 10, 2023
Assim como Downy aproveitou bem quando Naiara Azevedo errou o nome de sua marca durante o BBB 22, a Heineken (ou Haignen?) também aproveitou para se conectar com o público de maneira bem-humorada entrando na onda da brincadeira junto com os consumidores. Não dá pra negar que o resultado foi bem efetivo, visto que a publicação da marca com a nova foto de perfil no Facebook já está com mais de 19 mil curtidas.
Acontece que tudo não passou de uma ação organizada pela própria Heineken para comemorar seus 150 anos. A ação inédita, que aconteceu na final da Liga dos Campeões da UEFA foi organizada pela marca para celebrar o aniversário utilizando os nomes “errados” da marca que geralmente são usados por consumidores no dia a dia de forma informal, criando um ecossistema para a marca repercutido nas redes sociais e na imprensa.
De acordo com a pesquisa em que a Heineken colaborou com o cientista comportamental Dr. Chris Brauer, da Goldsmiths, Universidade de Londres, para criar o Good Times Index, 87% dos consumidores da marca veem o social como um momento importante para se divertir. Pesquisas adicionais com consumidores da marca mostram que 82% acham mais importante estar com os amigos até mesmo se a noite não saiu como planejada. Surpreendentemente, 75% dos entrevistados acreditam que as pessoas com quem você assiste a um jogo são mais importantes do que a vitória de seu time. A defesa da liberdade de ser, de ter mente aberta, é prioridade entre as formas como a Heineken busca a socialização. A pesquisa também indicou que para 78% das pessoas é importante estar bem com os outros, até com quem tem várias opiniões não compartilhadas. Dado curioso: esse sentimento demonstrou ser mais forte no Brasil (84%) e no Reino Unido (81%).
Para ajudar a dar vida a este compromisso nestes bons momentos, a campanha leva os consumidores em uma jornada ao redor do mundo para abraçar todas as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se reúnem e desfrutam de ocasiões sociais e memórias com a Heineken.
O vídeo, descontraído, traz a marca celebrando os bons momentos que ela oferece, mesmo se a maneira como os consumidores a escrevem ou apreciam não seja 100% como o originalmente pretendido. Nele, a cervejaria substitui seu logotipo com várias ortografias alternativas que notou ao longo dos anos, aparecendo em todas as contas de redes sociais e páginas do site da Heineken, bem como em vários novos caminhões elétricos. O filme completo, desenvolvido pela agência criativa Le Pub Milan, está disponível para assistir online. Confira:
“Estamos muito contentes em celebrar os 150 anos de Heineken com uma campanha global que abraça todos os nossos consumidores. Um dos nossos principais objetivos é oferecer bons momentos, independente da forma que pronunciam, apreciam ou leem nossa marca e produto. Queremos continuar com essa missão no próximo um século e meio, reforçando os nossos valores e principais pilares de sustentabilidade, negócios, campanhas e cultura, por meio de ativações, patrocínios e eventos daquela forma criativa que apenas a Heineken sabe fazer”, conta Eduardo Picarelli, diretor da unidade de negócios da Heineken no Brasil.