House of Cards é uma daquelas séries em que a aprovação é praticamente unânime. E pra corresponder às expectativas do público, o pessoal da Netflix Brasil preparou uma campanha absolutamente sensacional para promover a 4ª temporada da série, que estreou no último dia 4.
Frank Underwood na capa da Veja e da Carta Capital
Uma das maiores sacadas do pessoal do Netflix foi a decisão de fazer as duas principais publicações políticas do país publicarem simultaneamente um anúncio com a capa de suas edições abordando a vida pública do protagonista Frank Underwood.
Ao mesmo tempo Veja e Carta Capital publicaram um anúncio de capas fictícias de suas publicações. Cada uma a seu modo de enxergar a personalidade do candidato a presidente na série. E tudo muito condizente com a visão políticca das revistas na vida real.
Enquanto a Veja exaltou o que o Underwood poderia ensinar ao Brasil, a Carta Capital optou por questionar a conduta do personagem.
Carta memorável do personagem à nação brasileira
Por uma (in)feliz coincidência o lançamento da 4ª temporada de House of Cards coincidiu com um dos momentos mais badalados da história da política moderna no Brasil.
Após o presidente da Câmara se tornar réu e o ex-presidente da república ser conduzido a prestar depoimentos à força para a PF, a imprensa e os eleitores se partiram ao meio, cada um tentando defender seu ponto de vista. E Underwood fez questão de fazer um alerta para a população utilizando as capas fictícias como exemplo.
Parafraseando o início da carta de Michel Temer à Presidente da República com o termo “Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem), o personagem faz questão de ressaltar a importância da cautela do eleitor na busca pela informação e se diz surpreso com o fato da imprensa brasileira ser capaz de dizer coisas tão diferentes sobre a mesma pessoa.
A message from President Underwood to the people of Brazil. pic.twitter.com/dxqOnwknvo
— House of Cards (@HouseofCards) March 4, 2016
Materiais promocionais entregues a influenciadores
https://www.instagram.com/p/BCjtojyTeDT/
Para que o público encarnasse de verdade a corrida presidencial de Frank Underwood à presidência abordada na nova temporada, diversos influenciadores receberam kits com alguns materiais promocionais como camisetas, bandeiras, botons, adesivos e tudo mais para promover a campanha “FU 2016”.
Estas foram apenas algumas das ações vistas por mim aqui no Brasil. Se você viu mais alguma coisa bacana e acha que seria legal de citar, pode acrescentar nos comentários.
A criação é da VML.